CIDADE

Hartung debate Planejamento Estratégico do Corpo de Bombeiros.

O encontro foi realizado na sede do Comando Geral do CBMES, na Enseada do Suá, em Vitória.

Em 09/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Acompanhado por secretários estaduais e o vice-governador Cesár Colnago, o governador Paulo Hartung debateu, na manhã desta quarta-feira (09), o Planejamento Estratégico do Corpo de Bombeiros Militar (CBMES). O documento tem como base as orientações estratégicas do Governo do Estado e da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e visa nortear e aprimorar as ações da instituição nas áreas de defesa civil, redução de desastres, perícias de incêndios e demais atividades de incêndio. O encontro foi realizado na sede do Comando Geral do CBMES, na Enseada do Suá, em Vitória.

“Essa iniciativa é de extrema importância para área pública e, consequentemente, para a sociedade. É o planejamento que vai apontar as ações necessárias em curto, médio e longo prazo com um olhar estratégico. Para o planejamento sair do papel é necessário que seja transformado em uma carteira de projetos, com gestão intensificada, sob a responsabilidade de gestores específicos, pois, assim será mais fácil o acompanhamento, rompimento de burocracias e a ampliação do diálogo com as demais esferas do poder público e a sociedade”, ponderou o governador.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa, reforçou que a definição do planejamento vai viabilizar a melhora do desempenho administrativo e de atividades da Corporação. “Atualmente o CBMES é referência nacional com procedimentos avançados para salvamento e, administrativamente, pretendemos avançar com o uso gestão intensiva para fortalecer ainda mais nossa instituição”, disse.

Entre os objetivos do Planejamento estão:

- Estabelecer condições internas para o desenvolvimento de ações integradas e coordenadas afetas a realização do Planejamento;
- Garantir nível de controle que permita a consecução das metas e objetivos estabelecidos no planejamento;
- Garantir o desenvolvimento do planejamento de acordo com o cronograma estabelecido;
- Minimizar as possibilidades de ocorrências que possam comprometer a estruturação do plano.

Fonte: SECOM-ES