POLÍTICA CAPIXABA
Hartung quer agilidade do Tribunal de Contas do ES na auditoria da Rodosol
Só após resultado vai ser possível agir sobre pedágio, disse governador.
Em 05/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O governador Paulo Hartung falou, em entrevista ao Bom Dia ES desta segunda-feira (5), que vai enviar ao Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC-ES) um pedido para agilizar a auditoria no contrato entre o governo do estado e a concessionária Rodosol. Segundo ele, somente depois do resultado vai ser possível decidir o que vai ser feito em relação ao pedágio da Terceira Ponte.
“Nós precisamos conhecer o resultado da auditoria para que possa encaminhar essa gestão. Nesta segunda-feira (5), estamos oficiando ao TC-ES esse pedido para que, na medida das suas possibilidades, seja agilizado para que a gente tenha essa realidade completa. Vamos esperar a auditoria para saber como agir” destacou Hartung.
O Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) disse que a expectativa é de que na segunda quinzena de janeiro de 2015 seja concluída a auditoria.
Orçamento
Em relação às contas do estado, Paulo Hartung falou que a secretária da Fazenda, Ana Paula Vescovi, vai apresentar documentos que mostrem a situação econômica do Espírito Santo. “O estado perdeu aquilo que tinha ganho no período em que eu estive no governo, que é sua capacidade de investimentos com recursos próprios. Agora é matemática. Daqui a poucos dias, a Ana Paula vai disponibilizar documentos, mostrando a situação real do estado” falou.
Segundo o governador, a intenção é economizar para conseguir reorganizar as contas. “No primeiro dia de governo, eu baixei um decreto para que a gente possa economizar aproximadamente R$ 200 milhões”, disse Hartung.
Educação
Hartung falou sobre o processo de implantação e transição para a escola em tempo integral, a chamada 'Escola Viva'. Segundo ele, os primeiros seis meses de governo serão para preparar e estruturar o estado para receber o novo modelo.
“A transição não se faz num estalar de dedos. No segundo semestre, nós já vamos implantar essa modelagem de 'escola viva' no ensino médio em três escolas. Assim, vamos criar um modelo. Então, vamos evoluindo em número de escolas a cada ano”, falou o governador.
Concursos públicos
Hartung foi questionado quanto à promessa de fazer concursos públicos anuais para o magistério e sobre o decreto em que ele suspende os concursos. "Não é contradiçãp, é uma realidade do estado. Nós vamos fazer concurso a partir do momento que a gente sentir que a estrutura financeira do estado ganhar de novo um equilíbrio", explicou.
Fonte: G1-Espírito Santo