POLÍTICA CAPIXABA

Hartung reúne secretariado e discute gestão, saúde e situação hídrica.

Durante o encontro a equipe assistiu a três apresentações.

Em 02/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O orçamento 2016, a crise hídrica, contratação de servidores em designação temporária e  um novo programa voltado para a saúde da população foram as pautas da reunião de secretariado, realizada nesta sexta-feira (02), no Palácio Anchieta.
 
O governador Paulo Hartung (PMDB) reuniu o vice-governador, Cesar Colnago, secretários, diretores de órgãos e empresas públicas e gestores estaduais com o objetivo de debater e alinhar as diretrizes e ações de Governo
 
Durante o encontro a equipe assistiu a três apresentações. A primeira delas foi realizada pelo secretário de Controle e Transparência, Marcelo Zenkner, que fez uma explanação a respeito da recém aprovada  Lei Estadual sobre o quadro de servidores públicos que trabalham em regime Designação Temporária (DT).
 
As diretrizes do orçamento 2016 foram apresentadas pelo secretário de Planejamento, Regis Mattos Teixeira. O governador Paulo Hartung destacou a austeridade e a necessidade de manter a adoção de medidas capazes de reduzir o custeio da máquina.
 
A crise hídrica foi objeto de discussão e debates. O secretário de Agricultura, Octaciano Neto, apresentou as medidas que vêm sendo adotadas na área rural buscando o consumo adequado de água. A Secretaria de Agricultura (SEAG) vem alinhando com a Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) uma agenda permanente de discussões e desenvolvimento de políticas para o enfrentamento da questão hídrica devido ao longo período de estiagem no Espírito Santo. As medidas serão apresentadas em entrevista coletiva na tarde da próxima segunda-feira, na sede da AGERH.
 
O secretário de Saúde, Ricardo Oliveira,  apresentou à equipe de Governo o Programa Vida Saudável, que contempla uma série de ações de conscientização e orientações aos cidadãos para a melhoria da qualidade de vida e incentivo à prática de atividades físicas. O programa será lançado em breve e contará com interação online.
 
O governador Paulo Hartung destacou a importância do diálogo permanente com a sociedade e a interação dos gestores com a população. “Tratamos de temas e assuntos importantes que passam pelo equilíbrio das contas públicas do Estado, disseminação de uma cultura da saúde como questão preventiva incentivando a população a adotar hábitos saudáveis com a realização de atividades físicas periódicas e uma alimentação balanceada. Também abordamos profundamente a situação hídrica que é um enorme desafio dos tempos atuais e que veio para ficar em função de uma relação equivocada entre o homem e a natureza",  pondera o governador Paulo Hartung.
 
Fonte: SECOM-ES