CENÁRIO EMPREENDEDOR

Hábitos: Os segredos da mente milionária

A maioria das pessoas associa dinheiro a prazer imediato.

Em 23/11/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Sou muito fã da leitura e, sempre que posso, busco na literatura algo que me proporcione enriquecimento, que me faça crescer em novos e valiosos conhecimentos. Além dos reconhecidas títulos que mantenho em minha estante, sempre que passo por livrarias, entro e aproveito para ler conteúdos que possam acrescentar à minha vida e formação profissional. Dia desses, encontrei um livro, cujo título “Os segredos da mente milionária” me chamou muito a atenção, a começar por uma frase de efeito escrita pelo autor T. Harv Eker, destacada na parte inferior da capa: “A maioria das pessoas associa dinheiro a prazer imediato. Para mim, ele deve ser acumulado para proporcionar liberdade.”

No livro, Harv Eker ensina que é preciso aprender a enriquecer mudando os conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas disciplinadas e bem-sucedidas.

Ele chama a atenção para aquele momento em que a pessoas percebe que suas finanças estão andando em corda bamba, talvez esteja na hora de refletir o que ele mesmo chama de “o seu modelo de dinheiro” – um conjunto de crenças que cada um de nós alimenta desde a infância e que molda o nosso destino financeiro, quase sempre nos levando para uma situação difícil.

Mostra também, sobre como substituir uma mentalidade destrutiva – que você talvez nem perceba que tem – pelos “arquivos de riqueza”. São modos de pensar e agir, positivamente, que distinguem os ricos das demais pessoas. Cita como exemplo, “O hábito de administrar as finanças é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você possui.” Mostra que “Os gastos excessivos têm pouco a ver com o que você está comprando e muito a ver com a falta de satisfação na sua vida.” Afirma que “O segredo do sucesso não é, apenas, evitar os problemas, nem tentar se esconder deles, mas crescer pessoalmente para se tornar maior do que qualquer adversidade.” Sim, é verdade que já ouvimos falar muitas vezes sobre pessoas que crescem financeiramente e permaneceram “ricos”. Já vimos também, que alguns indivíduos ganham fábulas de dinheiro e depois perdem tudo, acabam sem nada, sem ao menos saber para onde foi o dinheiro. Qual é a diferença?

Pesquisas mostram que a maioria das pessoas não tem capacidade interna

para conquistar e preservar grandes quantidades de dinheiro, como prêmios de loterias, por exemplo, onde a maior parte desses felizardos acabam voltando para o estado financeiro original.

Sobre esses dados, o autor lembra que a riqueza começa pelo poder da mente, e orienta sobre a importância da pessoa se esforçar, decididamente, e aprender os hábitos de enriquecer interiormente, mentalmente. É regular o “termostato financeiro” para a capacidade de produzir fortunas.    

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e Palestrante.  www.mazoliniconsultoria.com.br - professormazolini@gmail.com - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.