MOTOR
Híbrido, Novo Chevrolet Corvette E-Ray tem 664 cavalos
A bateria de lítio tem 1,9 kWh e fica entre os assentos, mas a GM divulgou a autonomia.
Em 18/01/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Novo Chevrolet Corvette E-Ray está chegando ao mercado americano após 70 anos de lançamento de um dos carros mais famosos da história, o icônico esportivo da GM, que agora também é híbrido plug-in.
Ainda que não seja mais potente que o Corvette Z06, o E-Ray é mais rápido, indo de 0 a 96 km/h em 2,5 segundos, sendo assim o Corvette mais rápido de todos os tempos.
Além disso, ele também é o primeiro a ter tração nas quatro rodas e, logicamente, trouxe o motor V8 para o centro do carro, atrás dos bancos, algo impensável há alguns anos.
Nessa nova configuração, inimaginável e abominável aos olhos dos puristas – provavelmente Joe Biden se inclua nisso – o Novo Chevrolet Corvette E-Ray mantém o V8 LT2 6.2 de 502 cavalos e 64,8 kgfm.
Foto: Divulgação/Chevrolet
A transmissão automatizada de dupla embreagem com oito velocidades continua também, entregando assim a força às rodas traseiras.
Então, eis que vem a novidade na forma de um motor elétrico dianteiro de 160 cavalos e 17,2 kgfm, que traciona as rodas da frente, dando assim a capacidade de tração integral ao Corvette E-Ray.
Já a bateria de lítio tem 1,9 kWh e fica entre os assentos, mas a GM divulgou a autonomia no modo elétrico que é de até 6,4 km, com limite de 72 km/h.
Tadge Juechter, engenheiro-chefe executivo global do Corvette, comentou: “Estamos querendo fazer isso há muito tempo. O motor central traz muitas coisas boas para nós, incluindo nos dar a flexibilidade arquitetônica para chegar a algo que os clientes vêm pedindo há décadas, que é a tração nas quatro rodas”.
O Corvette E-Ray tem detalhes exclusivos, como para-lamas dianteiros e traseiros, detalhes em fibra de carbono e novo design exclusivo de roda de cinco raios e um spoiler traseiro estendido de 20 mm.
O escapamento é o mesmo do modelo básico C8, com pontas duplas saindo atrás de cada roda traseira. ( Por Ricardo de Oliveira )
Leia também:
> Linha 2023 do Polo GTS tem faróis Matrix e couro até no painel
> Rolls-Royce cresce em 2022 e bate novo recorde de vendas
> Audi garante que abandonará carro a combustão a partir de 2033
> Anfavea comenta após segundo pior mês de vendas em 2021
> Chips: Renault deve produzir 300 mil veículos a menos em 2021
> Reuso: Reciclar e consertar, os desafios do setor automotivo
> Citroën terá 1 carro novo por ano na América do Sul até 2024
> Com a crise da pandemia, Nissan e Toyota param atividades
> Renault acumulou prejuízo histórico de € 8 bilhões em 2020
> Renault diz que vai focar em carros de maior valor para o Brasil
> Vendas de veículos somam 2,06 milhões e caem 26,2% em 2020
> Peugeot e Fiat criam grupo para enfrentar o mercado
TAGS: GM | CHEVROLET | CORTETTE | E-RAY | 70 ANOS