POLÍTICA INTERNACIONAL

Hillary Clinton vence prévia democrata na ilha de Guam.

Bernie Sanders leva mais 49 delegados de Washington.

Em 07/05/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A pré-candidata democrata Hillary Clinton venceu o caucus (assembleia) democrata na ilha de Guam, território americano no Pacífico.

Segundo o partido Democrata de Guam, Clinton teve 60% dos votos e leva quatro dos sete delegados que estavam em jogo. Seu concorrente Bernie Sanders leva os outros três.A ilha do Pacífico é um dos cinco territórios que participam das prévias eleitorais, apesar de os residentes não poderem votar nas eleições de 8 de novembro.

O resultado de Guam não faz uma diferença significativa na contagem geral de delegados, mas estas prévias chamaram a atenção dos dois pré-candidatos, que promoveram anúncios de rádio numa tentativa de conquistar todo delegado possível na reta final antes da convenção nacional do partido, em julho.

Delegados de Washington
Apesar de as prévias de Washington terem sido realizadas em março, a distribuição de delegados do estado não tinha sido concluída até agora. Sanders contabilizou mais delegados, de acordo com os novos dados divulgados neste sábado (7) pelo estado à agência Associated Press.

Sanders tinha levado 25 dos 34 delegados que estavam em disputa naquelas prévias. No entanto, outros 67 delegados são atribuídos com base em votos de distritos congressuais, e essa distribuição só foi divulgada agora: Sanders conquistou 49, enquanto Clinton levou 18.

Ainda assim, as chances matemáticas de o senador ser o indicado do partido não aumentaram. Clinton acumula 2.229 delegados enquanto Sanders tem 1.453, incluindo os superdelegados, segundo dados da AP. Um pré-candidato democrata precisa de 2.383 votos na convenção nacional do partido, em julho, para levar a nomeação. Ou seja, Clinton precisa de apenas mais 154 delegados para garantir a vitória.

A demora na divulgação dos dados gerou um debate nas redes sociais, onde os apoiadores de Sanders questionavam por que ele não tinha recebido mais delegados pelo estado em que venceu. De acordo com o partido, o processo de distribuição de delegados teve várias etapas e, por isso, não foi possível divulgar as informações detalhadas de imediato.

Pelo partido Republicano, o empresário Donald Trump é o provável candidato, já que seus concorrentes abandonaram a disputa. Trump tem 1.068 delegados e precisa de mais 169 para chegar aos 1.237 necessários para a indicação republicana.

Fonte:G1