CULTURA

História da dança no ES entra em exposição do Arquivo Público.

Fotografias, cartazes e programas de espetáculos serão abertos ao público.

Em 19/09/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Fotografias, cartazes e programas de espetáculos que relembram a trajetória de grupos de dança em suas apresentações nos palcos capixabas estarão expostos na Mostra "Memórias da Dança". A exposição será aberta pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APPES) nesta segunda-feira (19), às 17h.

O projeto está inserido no "Acervo em Exposição” e tem como objetivo apresentar os documentos disponíveis para pesquisa na instituição. A atividade revela que a capital estava em sintonia com o crescente movimento da dança clássica e contemporânea nacional. O lançamento contará com uma palestra do bailarino e coreógrafo Paulo Fernandes.

A exposição que abarca as décadas de 1970, 1980 e 1990, mostra a movimentação cultural do período e a força da representatividade na dança do Espírito Santo. Nos anos da ditadura civil-militar, marcados pelo cerceamento das liberdades políticas e artísticas, diversos grupos, de estilos variados, deixaram um legado produtivo e transformador.

A mostra registra a atuação dos grupos locais e de outros estados e países em suas performances em Vitória. Ações que contribuíram para consolidar a dança capixaba como expressão artística respeitada e admirada por suas criações e pela originalidade dos seus idealizadores.
    
Serviço
Exposição "Memórias da Dança"
Data de abertura: segunda-feira (19)
Horário: às 17h
Local: Sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, Rua Sete de Setembro, Centro, Vitória

Fonte: g1-ES