CIDADE

Histórias e memórias marcam os 111 anos do Parque Moscoso

O parque mais charmoso da cidade de Vitória comemorou aniversário com uma grande festa.

Em 19/05/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Leonardo Duarte/Divulgação/PMV

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, participou do evento de abertura da programação de aniversário e ressaltou a importância do Parque Moscoso para todos.

São 111 anos de histórias e memórias vividas no mais antigo e charmoso parque da cidade, o Moscoso, localizado na região central da capital. A manhã desta sexta-feira (19), foi de reviver estes momentos com o início de uma programação especial e diversificada de aniversário, que foi preparada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com as demais secretarias da administração. Visitantes de todas as idades podem participar das atividades até este domingo (21).

"O Parque 'Gostoso' faz parte da minha vida, da vida da minha esposa e dos meus filhos. Eu nasci e cresci aqui no Centro e sempre vinha aqui para o lazer. Passei a fazer isso também com os meus filhos, para eles brincarem e se divertirem. Eles estudaram aqui perto. Hoje, faço isso com os meus dois netos", destacou Antônio Boa Morte Filho, 63 anos, enquanto via a exposição de fotos antigas sobre o parque com a esposa, Débora Silva, de 58 anos.

A mesma opinião tem o senhor Manuel Santos, de 67anos, morador do entorno do parque.

"Desde que passei a morar aqui, há 14 anos, vendo aqui todos os dias, faz parte do meu dia a dia", contou. "Hoje trouxe meu neto, Bernardo, de 6 anos, para participar da festa e das brincadeiras e atividades preparadas", enfatizou.

Festa

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, participou do evento de abertura da programação de aniversário e ressaltou a importância do parque para todos.

"Estamos iniciando essa programação de aniversário do Parque Moscoso, no Centro da nossa capital, celebrando as suas memórias afetivas. Para isso, preparamos o parque para vocês com muitas atividades e entregas, como a nova área de recreação, com novos brinquedos, com acessibilidade, para que todas as crianças possam brincar", disse Pazolini.

"Estamos hoje, nesse parque maravilhoso e de muitas histórias, para festejar seu aniversário e também fazer entregas importantes para a comunidade, como o Centro de Educação Ambiental. Cada morador tem uma história que viveu aqui, com momentos felizes, em diferentes fases deste tradicional espaço da cidade. E quando a gente cuida com carinho do meio ambiente, a gente tem uma área para todas as gerações"", disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Parabéns

A programação teve início logo cedo, às 8 horas, com aulão de alongamento com o Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), seguindo com apresentação de Teatro de Bonecos e momento musical com a banda de Congo Amores da Lua. O tradicional Parabéns pra Você aconteceu pouco depois das 10 horas, com distribuição de bolo e refrigerante aos participantes.

O bolo para o parabéns de 111 anos era de três andares e contou com elementos representativos do Parque Moscoso. Os arcos que formam um corredor iluminado à noite as colunas gregas; a pequena ponte sobre o lago; as palmeiras; a fonte; a concha acústica; e até mesmo frequentadoras assíduas, as garças brancas foram criados por meio de programa de modelagem 3D e ganharam forma impressa na Escola de Inovação, um dos Centros de Ciência, Educação e Cultura de Vitória (CCEC), e que está localizado dentro do parque.

O trabalho foi realizado pela equipe da Escola de Inovação, com a participação de Daniel Moreira dos Santos, Genildo Ronchi, Ivanor Weiller Júnior e Patricia Piana de Andrade, buscou trabalhar com símbolos associados ao parque. As peças ajudaram a compor o bolo comemorativo à data de criação do espaço, que é o parque mais antigo da cidade.

Parque Kids

A área do parquinho também passou por revitalização, ganhando uma área exclusiva para as crianças menores de 12 anos: o Parque Kids. Neste espaço, foram instalados gradil e brinquedos, com destaque para cavalinhos, estruturas de torres com escorregadores, gangorras e balanços, além de piso emborrachado e antiderrapante para proteção e segurança das crianças durante a sua utilização.

Os brinquedos possuem, ainda, acessibilidade e cintos de proteção.

"Priorizamos a inclusão de todos com a implantação destes novos brinquedos nesta área exclusiva", apontou o prefeito Lorenzo Pazolini.

O parquinho antigo, com balanços e localizado ao lado da nova área, foi mantido para resgatar a vivência e a história do Parque Moscoso.

Educação Ambiental

O Centro de Educação Ambiental (CEA) do Parque Moscoso foi reaberto, após ficar sete anos fechado. Concebidos como equipamentos públicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), os CEAs potencializam e realizam o papel de levar políticas públicas socioambientais juntos aos diversos territórios onde se estabelecem.

"Temos um compromisso fundamental com a educação ambiental. É com ela que se forma cidadania e olhamos para o futuro da nossa cidade. Aqui ele vai receber tanto quem mora na nossa capital como quem vem de fora para conhecer um pouco da política pública voltada para o meio ambiente", destacou o secretário Tarcísio Föeger, lembrando que outros Centros de Educação Ambiental também será abertos.

"Estamos retomando algo que não deveria estar paralisado. E a pauta ambiental é um dos nossos compromissos e está no nosso dia a dia, para uma cidade que ensina e também preserva o meio ambiente. E hoje damos mais um passo nessa conscientização com o Centro de Educação Ambiental, que se tornará referência em capacitação, de formação desenvolvimento de educação. E a nova geração que está vindo aí terá uma visão ainda mais aguçada, pois o tema está nas nossas escolas", apontou o prefeitov Pozolini.

Mais da programação

Durante esta tarde haverá atividades recreativas com cama elástica, brinquedo inflável e ações de educação ambiental, com o jogo da memória gigante e exposição de fotos antigas do Parque Moscoso. Por falar em foto, quem visitar o Parque poderá se encantar e fazer lindos registros no cenário bucólico montado para fotos feitas por uma câmera lambe-lambe, que arremete aos anos iniciais de funcionamento do Moscoso e promete emocionar e encantar a todos.

As atividades de contação de história, oficina de pintura e exercícios lúdicos sobre a baleia jubarte e do universo do jacaré-de-papo-amarelo também fazem parte da programação.

Os visitantes contam, ainda, com vacinação contra a gripe e a Covid-19, além de outras ações voltadas para a saúde bucal, diabetes, hipertensão arterial, alimentação saudável, dentre outras. À noite, a partir das 18h30, haverá shows na Concha Acústica.

Leia também:

Aniversário de Vila Velha terá programação cultural e esportiva
PMM: Sala do Empreendedor realiza palestras sobre vendas
PMV dá mais um passo para ampliar US de Jardim Camburi
Divulgada a programação da festa de Caboclo Bernardo
Maio Laranja: Santo Antônio recebe ações de conscientização
Parque Moscoso comemora 111 anos com festa especial
Prefeitura da Serra reforça a segurança com viaturas e armas
Número de empresas abertas em Vila Velha aumenta 173%
Moradores de Anchieta recebem uma quadra reformada
Guarda Municipal aborda 135 condutores no Centro de Vitória
Procon Serra promove Blitz em comemoração aos 22 anos
> ​Construção civil busca mão de obra em VV para serviços

TAGS:
VITÓRIA | FESTA | ANIVERSÁRIO | PARQUE MOSCOSO | HISTÓRIA | MEMÓRIAS