POLÍTICA INTERNACIONAL

Hollande e Obama dizem que vão intensificar ataques contra EI.

França quer fechamento de fronteira turca para terroristas não avançarem.

Em 24/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O presidente da França, François Hollande, se reuniu nesta terça-feira (24) na Casa Branca com  Barack Obama para buscar apoio em sua guerra declarada contra o grupo Estado Islâmico (EI) após os atentados em Paris no dia 13.

Ao final do encontro, Obama e Hollande deram uma coletiva de imprensa em que declararam que os dois países estão unidos contra o grupo radical islâmico e que irão intensificar os ataques aéreos a territórios dominados pelo Estado Islâmico no Iraque e na Síria. 

"Decidimos intensificar nossos ataques na Síria e no Iraque, aumentar sua dimensão, e reforçar as trocas em matéria de inteligência sobre nossos objetivos. A prioridade é recuperar pontos chave ocupados pelo EI na Síria", afirmou Hollande ao lado de Obama. 

O presidente francês disse ainda que não colocará tropas em solo para combater o grupo extremista. No entanto, Obama e Hollande afirmaram estar dispostos a apoiar os grupos que combatem o Estado Islâmico em terra.

Segundo Hollande, ele e Obama concordam que é importante fechar as fronteiras da Turquia para evitar que extremistas cheguem à Europa.

Obama, por sua vez, afirmou que os cidadão americanos "não serão aterrorizados" e que parte da estratégia para vencer os grupos radicais como o EI é "defender direitos e liberdades". 

A visita de Hollande à capital americana faz parte de um enorme esforço diplomático que incluirá nos próximos dias um encontro com a chanceler alemã Angela Merkel, com o presidente russo Vladimir Putin e com o chefe de Estado chinês, Xi Jinping.

Fonte: AFP