ESPORTE NACIONAL

Hóquei sobre grama brasileiro se prepara para estreia olímpica.

Matheus Borges sonha ver as arquibancadas de Deodoro cheias na competição.

Em 15/01/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Nos Jogos Rio 2016, o Brasil terá pela primeira vez em uma Olimpíada equipe de hóquei sobre grama disputando medalhasA participação se torna ainda mais marcante porque a vaga não foi dada ao país-sede, mas teve de ser conquistada. A seleção masculina alcançou o quarto lugar nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e só então garantiu a vaga. A seleção feminina não conseguiu classificação e ficou fora dos Jogos.

O feito dos rapazes, no entanto, mostra a evolução da modalidade, ainda pouco praticada no Brasil. O hóquei sobre grama estreou nos Jogos em 1908, em Londres. De lá para cá, apenas os Jogos de Estocolmo-1912 e de Paris-1924 não contaram com a modalidade.

A classificação do Brasil para o torneio masculino nos Jogos Rio 2016 é a coroação de um trabalho que vem sendo feito desde 2011, quando o técnico Claudio Rocha assumiu a equipe. “A gente mudou um pouco a forma como treinava o físico. E a gente começou a evoluir porque começamos a ter uma exposição internacional maior. Em 2012, a gente foi para o pré-olímpico no Japão e constatamos algumas coisas que a gente precisava mudar, porque lá a gente correu atrás da bola. Então a gente intensificou um trabalho físico, individualizado, e começamos a aumentar o número de amistosos internacionais”, explica o treinador.  

Investimento

Dois convênios firmados entre a Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama e Indoor (CBHG) e o Ministério do Esporte incluíram a preparação dos atletas da seleção. Em 2010, um convênio no valor de R$ 1.195.650 contemplou as seleções nacionais por meio de treinamentos, intercâmbio nacional e participações em competições no exterior. Em 2014, um convênio específico para a preparação dos atletas da seleção masculina objetivando a classificação e participação nos Jogos Olímpicos foi efetivado, no valor de R$ 4.901.295,63.

Vagas definidas

Os torneios de hóquei sobre grama já têm todas as seleções definidas. São 12 equipes no masculino e 12 no feminino. Elas serão divididas em dois grupos, onde os times jogam entre si. Os dois melhores de cada chave avançam para as semifinais. Os vencedores então disputam a medalha de ouro, enquanto os perdedores jogam pelo bronze.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Portal Brasil 2016