SAÚDE
Hospital Metropolitano amplia o número de leitos de UTI Cardiovascular.
A capacidade de atendimento passará de 11 para 20 pessoas.
Em 08/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A população da Grande Vitória vai ter disponíveis mais leitos destinados a pessoas em estado grave, a partir da próxima semana. O Hospital Metropolitano, localizado na Serra, dobrará a sua oferta neste segmento, ao inaugurar nesta quinta-feira (8/10) a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiovascular. A capacidade de atendimento passará de 11 para 20 pessoas.
O diretor-presidente do Hospital Metropolitano, Remegildo Gava Milanez, destaca a importância da ampliação dos serviços para a sociedade: “A nova UTI Cardiovascular vai contribuir para o grande crescimento que a instituição está experimentando nesta área. Depois de inaugurar a maior e mais moderna unidade de Hemodinâmica do Estado, identificamos a necessidade de ampliar o número de leitos. Por isso, iniciamos mais esta etapa de expansão”.
Além do aumento no número de leitos, o diretor-presidente ressalta os investimentos na modernização tecnológica e na estrutura física da nova UTI: “Buscamos o contínuo crescimento técnico-científico, com bons resultados assistenciais na cardiologia”.
Déficit
De acordo com a diretora técnica da instituição, Karla Toríbio Pimenta, a abertura do setor vai contribuir para minimizar a carência de leitos de alta complexidade que afeta o Estado, assim como todo o Brasil. No Espírito Santo, há um déficit de 405 leitos de UTI, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).
“Ao mesmo tempo em que ampliamos a capacidade de atendimento, instalamos uma infraestrutura moderna que vai propiciar a realização do trabalho de forma mais eficaz, o que eleva a segurança e o padrão de qualidade”, informa Karla Toríbio.
A diretora enfatiza a importância de o serviço ser realizado por uma equipe qualificada, competente e eficiente: “São profissionais comprometidos com o resultado do seu trabalho. Como consequência, há melhor assistência, com foco na resolutividade”.
Lia Márcia Massini Canêdo, diretora clínica do Metropolitano, ressalta que a nova UTI é compatível com o posicionamento da instituição, que busca a excelência em assistência. “Necessitamos de infraestrutura adequada, do ponto de vista arquitetônico e tecnológico. E é isto que nossa instituição está promovendo com esta nova unidade: atendimento mais seguro e focado no paciente”.
Novo espaço
· 20 leitos instalados em boxes individuais e fechados e equipados com aparelhos de última de geração;
· Sistema de ar-condicionado inteligente que controla a temperatura de cada boxe;
· Bancadas de silestone, material antibacteriano fabricado na Espanha, que reduz risco de contaminação;
· Flexibilidade na disposição dos equipamentos médicos, o que possibilita melhor posicionamento da equipe, minimiza riscos de acidentes e facilita o acesso ao paciente.
Expansão
20
Leitos
Serão abertos na nova UTI Cardiovascular do Hospital Metropolitano (Serra).
Fonte: Ascom/HM