MOTOR
Hyundai lança SUV compacto ousado, mas não para o Brasil.
Kona será vendido na Coreia do Sul, Europa e América do Norte.
Em 13/06/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Hyundai mostrou nesta terça-feira (13) o seu primeiro SUV compacto global,. Não, não é o Creta vendido no Brasil. É o Kona, que será vendido na Coreia do Sul, Europa e América do Norte.
Por fora, a novidade tem visual bem mais ousado que o Creta, para concorrer com Toyota C-HR e Nissan Juke - dupla que também não está disponível no mercado brasileiro.
O Kona estreia uma nova plataforma para SUVs compactos da Hyundai, com possibilidade de tração nas 4 rodas.
Embora tenha distância entre-eixos maior, ele é pouco menor que o Creta, que utiliza plataforma do Elantra.
Para empurrar o lançamento, a Hyundai escolheu 4 opções de motorização, desde 1.0 turbo com 120 cv até 2.0 com 149 cv, passando por duas opções 1.6 a diesel (aspirado e turbo).
O novo SUV já chega com tecnologias de assistência ao motorista, como frenagem automática para evitar colisões frontais, permanência na faixa, assistente de farol alto e detecção de fadiga do motorista.
O interior poderá ter telas de 5, 7 ou 8 polegadas, carregamento sem fio de smartphones e head-up display, que projeta no para-brisa informações do veículo como velocidade e navegação.
O nome Kona será alterado para Kauai em Portugal, porque o som do nome original remete ao nome vulgar do órgão sexual feminino.
(Foto: AP Photo/Lee Jin-man)