MOTOR
Hyundai vai exportar Creta para o Uruguai; Polo irá a 7 países
Exportações reaqueceram a produção de veículos no Brasil.
Em 27/09/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Brasil deverá incrementar as exportações de veículos neste ano, que já acumulam alta de 56% sobre janeiro a agosto de 2016.
A Hyundai anunciou nesta terça-feira (26) que começará a vender o SUV Creta, produzido em Piracicaba (SP), para o Uruguai.
Até o fim do ano devem ser exportadas 170 unidades do modelo, que também é vendido no Paraguai desde julho. Naquele país, a previsão de emplacamentos do Creta é de 430 no ano.
No ano passado, a montadora começou a exportar o HB20 para os dois países. “Em breve, deveremos concluir as negociações para levar o SUV para outros mercados dentro da América do Sul”, diz Angel Martinez, diretor-executivo de vendas da Hyundai.
Atualmente, o Brasil exporta carros para 30 países, a maioria para vizinhos, sendo a Argentina sua maior cliente.
Novo Polo
Na última segunda (25), durante o lançamento do novo Polo, a Volkswagen anunciou que venderá o hatch em 7 países da América do Sul.
O Paraguai receberá o modelo ao mesmo tempo que o Brasil, no mês que vem.
Em janeiro, o Polo fabricado em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, será lançado na Argentina, no Chile e no Equador. Em fevereiro, deverá chegar à Colômbia e ao Peru. Em março, ao Uruguai.
Desde 2015, as exportações vêm reaquecendo a produção de veículos no Brasil, em meio à crise econômica que afetou o mercado interno. De janeiro a agosto deste ano, saíram das fábricas 25,5% mais veículos do que no mesmo período do ano passado.
Colômbia
Um acordo fechado recentemente entre Brasil e Colômbia tem criado a expectativa de o país aumentar sua participação naquele mercado.
A Toyota negocia a exportação do Corolla, produzido em Sorocaba (SP), para lá. A expectativa é iniciar as vendas no ano que vem.
Se confirmado o negócio, este será o segundo modelo atual da Toyota a ser exportado, ao lado do Etios (hatch e sedã), que vai para Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Costa Rica e Honduras.
(Foto: Divulgação)