MEIO AMBIENTE
Ibama coordena simulado de acidente ambiental no Paraná.
Foi simulado um derramamento de 80 mil litros de óleo com vítimas.
Em 07/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Para se preparar para situações de possível risco ambiental, o Ibama do Paraná coordenou um exercício de atendimento a acidente ambiental no Porto de Paranaguá com o objetivo de testar o Plano de Emergência Individual (PEI). Na atividade realizada, foi simulado um derramamento de 80 mil litros de óleo com vítimas, risco de toque de óleo em área sensível (manguezais) e impacto à fauna.
Dentro do planejamento estabelecido pela equipe do Ibama, o porto foi informado do cenário acidental momentos antes do início do exercício para que a mobilização de pessoal e equipamentos fosse o mais real possível. Durante o simulado, também foi testada a resposta da empresa a contatos fictícios da imprensa e da comunidade do entorno.
A avaliação foi positiva. De acordo com o superintendente-substituto do Ibama no Paraná, Vinícius Carlos Freire, “o alinhamento das ações entre a superintendência e as diretorias envolvidas no exercício proporcionaram a execução deste exercício em alto nível técnico”.
Segundo ele, os exercícios como o realizado buscam o preparo para situações indesejáveis que possam ocorrer durante as operações portuárias. “Ficamos satisfeitos com a execução do exercício, mas isso não significa que possamos diminuir em nada nossa atenção.”
Fonte: Ibama