CIDADE

Ibes ganha binário e fluxo de veículo melhora em toda a região

Os binários são importantes para melhorar a fluidez e diminuir os acidentes.

Em 05/11/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

As alterações que têm melhorado o trânsito de Vila Velha continuam sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran), da Prefeitura de Vila Velha. Desta vez, quem trafega pelo Ibes ganha um novo binário, que envolve as ruas John Kennedy e José Floriano Canal. As ruas passaram a ser mão única, em sentidos diferentes, desde o último dia 02.
 
O secretário Romário de Castro afirma que as alterações fazem parte de um conjunto de ações implantas pela Semtran que, juntas, refletem positivamente na mobilidade de toda cidade.
 
“Estamos empenhados a encontrar soluções eficazes e com baixo custo aos cofres públicos para melhorar o trânsito em Vila Velha. Além dos binários já implantados, a expectativa é de que outras intervenções em vias de grande fluxo de veículos sejam implantadas até o final do 2015”, diz.
 
Solução

Há quase dois anos, a Semtran vem implantando binários no trânsito da cidade. Nesse pouco tempo, sete bairros ganharam novos rotas de veículos: Vinte e Três de Maio, Itapuã, Boa Vista, Soteco, Coqueiral de Itaparica, Praia da Costa e Ibes.
 
Estudos técnicos de engenharia de trânsito apontam os binários como solução para melhorar a fluidez no trânsito, minimizando os impactos causados por uma frota municipal de 190 mil veículos, dando mais segurança para condutores e pedestres.
 
“Em alguns locais, o trânsito estava desorganizado em mão dupla, o que gerava congestionamentos. Os binários são importantes para melhorar a fluidez e diminuir os acidentes sem ter que se fazer grandes intervenções”, explica o secretário.
 
Binários implantados

Em 2013, foram implantados os binários dos bairros Vinte e Três de Maio, nas ruas Sete de Julho e Evaldo Braga e ainda, em Itapuã, na avenida Jair de Andrade com a rua Belém. Além dessas, Parque das Castanheiras e Praia da Sereia também sofreram intervenções.
 
Já este ano, em Boa Vista e Soteco, as ruas José de Alencar, Vital Brasil, Gonçalves Dias, Machado de Assis e Monteiro Lobato deixaram de ser mão dupla e passaram a funcionar no sistema de mão e contramão.
 
Em Coqueiral de Itaparica, o sentido de circulação da rua Itaiabaia, do cruzamento entre a avenida Santa Leopoldina até o cruzamento com a avenida Estudante José Júlio de Souza (avenida da praia), passou a ser mão única em direção à orla. Já a rua Itaperuna ficou sentido mão única da avenida José Júlio de Souza até a Perimetral

 

Fonte:PMVV