AGROPECUÁRIA
Idaf alerta proibição de uso de agrotóxicos em área urbana
Em abril, o Idaf flagrou a irregularidade em Vila Valério, após a denúncia anônima recebida.
Em 17/05/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O subgerente de Inspeção e Fiscalização Vegetal do Idaf, Marcio Gama, informou que os agrotóxicos agrícolas, registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), são destinados às áreas rurais, com a devida apresentação da receita agronômica.
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) alerta para a proibição de uso de agrotóxicos em área urbana. Se comprovada a irregularidade, os envolvidos na aplicação são responsabilizados administrativamente, podendo, ainda, responder criminalmente pelo ato.
O subgerente de Inspeção e Fiscalização Vegetal do Idaf, Marcio Gama, informou que os agrotóxicos agrícolas, registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), são destinados às áreas rurais, com a devida apresentação da receita agronômica.
“Nas áreas urbanas, considera-se desvio de uso, implicando sanções administrativas e multas, que podem chegar a, aproximadamente, R$ 28 mil”, disse.
No mês de abril, o Idaf flagrou a irregularidade em Vila Valério, após denúncia anônima recebida. Segundo a fiscal agropecuária Leilane Lima, a aplicação foi realizada em terreno baldio, em bairro residencial.
“Como muitos moradores têm propriedades rurais, acabam trazendo os produtos para aplicar na cidade, o que é proibido. Nessa ocasião, o responsável foi multado e alertado sobre a irregularidade dessa prática”, explicou Leilane.
Capina química
Marcio Gama explica, ainda, que o procedimento conhecido como “capina química” apenas é permitido se o local for de acesso restrito e controlado (sendo obrigatório seu isolamento no momento da aplicação) e desde que os produtos utilizados sejam adequados para a finalidade.
“Ou seja, devem ser registrados no Ibama e devem ser atendidas todas as recomendações técnicas de aplicação definidas pela fabricante”, orientou.
Nesse sentido, é proibida a “capina química” em ambientes urbanos de livre circulação, como praças, jardins, logradouros, onde não seja possível assegurar o adequado isolamento para garantir a segurança das pessoas que residem ou circulam pela área ou impedir a contaminação do meio ambiente.
Caso os moradores tenham conhecimento sobre a prática de uso de agrotóxico em área urbana de forma irregular, podem denunciar pelo Disque-Denúncia 181. (As informações são da Idaf)
Leia também:
> In vitro: Serra vai debater técnicas genéticas para bovinos
> Espírito Santo iniciou campanha de vacinação contra aftosa
> Doença nos cascos afeta produção e bem-estar dos bovinos
> Queda da produção de leite é prejuízo causado pela mastite
> Associação de remédios pode acelerar tratamento dos bovinos
> Idaf entrega 27 certificados de Selo Arte para 8 agroindústrias
> CNA entrega propostas da agropecuária para COP26
> Valor de produção de produtos pecuários atinge R$ 75,5 bi
> Laboratório de análise da qualidade do Leite será ampliado
> Mato Grosso e Minas Gerais confirmam casos de "vaca louca"
> Ales: Município de Aracruz recebe honraria do Mérito Agrícola
TAGS: IDAF | AGROTÓXICOS | ÁREA URBANA | IRREGULARIDADE | ALERTA