LAZER

Idosos se divertem no Baile da Convivência realizado na Fábrica de Ideias

A iniciativa da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social...

Em 14/03/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Com muita animação para dançar durante o Baile da Convivência para a terceira idade do mês de março, os idosos prestigiaram a apresentação da Banda "Som do Rio Grande" durante a tarde e início da noite desta sexta-feira (13), na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara.

A iniciativa da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) teve uma homenagem à passagem do  Dia Internacional da Mulher (8 de março).

"Isso é a coisa mais esperada pelos grupos de terceira idade, é uma maravilha dançar", disse Ailton Carlos do Nascimento, 78 anos, de Vila Velha. Ele fez par com Dora Moraes, 64 anos, de Vitória, que também é bastante animada.

Ela dança de quinta-feira a domingo, no Clube Recreativo da Melhor Idade, no Náutico. Dora foi uma das fundadoras desse clube, em 2012, para resgatar os encontros dos idosos, após o fechamento da Associação Capixaba dos Idosos, que funcionava na Ilha de Santa Maria.

Para Rosa Maria de Moraes, 74 anos, de Santo Antônio, esses bailes realizados uma vez por mês são uma maneira de diversão muito agradável. "Aqui a gente ganha alegria com a integração entre as pessoas", disse. Ela fez par com Iglene Negreiros, 72 anos, do Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) do Centro.

"A frequência ao CCTI me trouxe de volta os momentos da adolescência, melhorou minha autoestima, pois estou fazendo coisas que não fazia antes. Agora realizo sonhos que não consegui quando jovem, faço parte do coral, do grupo de teatro e ganhei uma vida nova", destacou ele.

Alguns participantes aproveitaram para jogar baralho, outros conversavam animadamente, mas a maioria foi mesmo para a pista de dança. Houve ainda a oportunidade de comprar artesanato e alimentos produzidos pelas Unidades de Inclusão Produtiva (UIP), elaborados a partir dos projetos de capacitação da Semas, realizados por meio do Programa de Atenção à Família (Paif).

Fonte:PMV