CIDADE
IEBT vence o pregão do Centro de Inovação de Vitória
Atualmente, as obras do Centro de Inovação de Vitória já estão 70% concluídas.
Em 03/08/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A partir da assinatura da ordem de serviço, a empresa terá prazo de 100 dias para entregar o projeto, que envolve ainda implantação, capacitação, formação de ecossistema de inovação e empreendimentos do espaço.
A Prefeitura de Vitória finalizou o certame de escolha da empresa de consultoria para planejamento e elaboração do modelo de gestão do Centro de Inovação, em Goiabeiras. A vencedora foi o Instituto para o Desenvolvimento de Empresas de Base Tecnologia Ltda (IEBT), que apresentou a menor proposta, no valor de R$ 255 mil.
A partir da assinatura da ordem de serviço, a empresa terá prazo de 100 dias para entregar o projeto, que envolve ainda implantação, capacitação, formação de ecossistema de inovação e empreendimentos do espaço. Ao todo, sete empresas participaram do pregão eletrônico, no dia 3 de julho.
Moldagens
Segundo o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Renzo Nagem, a partir da consultoria, serão estudadas as modelagens utilizadas com sucesso em parques tecnológicos e avaliar a compatibilidade desses modelos às condições de Vitória.
"A empresa selecionada é bastante conceituada pelos trabalhos na área de tecnologia e inovação já realizados pelo Brasil, implementando centros de pesquisa, parques tecnológicos e programas de desenvolvimento de startups. Sem dúvidas, com essa consultoria, vamos construir um base forte para o Centro de Inovação, entregando seu planejamento estratégico, modelagem jurídico-operacional e um sólido plano econômico-financeiro."
Atualmente, as obras do Centro de Inovação já estão 70% concluídas.
Política Municipal de Inovação
Renzo Nagem ainda destaca a importância da iniciativa para a implementação da Política Municipal de Inovação.
"A consultoria orientará a vocação e o planejamento do Centro de Inovação em consonância com as potencialidades do município e com as verticais de interesse da Política Municipal de Inovação, que são metalmecânica, logística, energia (petróleo e energia elétrica/renováveis), cidades inteligentes e sustentabilidade", afirma.
Retomada da economia
Com expectativa de gerar 140 empregos diretos já no primeiro ano de funcionamento e 8,7 mil novas vagas em 12 anos, o Parque Tecnológico de Vitória, do qual faz parte o Centro de Inovação, apresenta forte potencial de geração de postos de trabalho e receita em resposta à crise econômica causada pela pandemia da Covid-19.
Além disso, estudos apontam que, em 20 anos, deverão ser gerados 16 mil empregos diretos e mais 41 mil indiretos, resultando em R$ 18 milhões em impostos.
O diretor de Inovação da CDTIV, Marcos Ferreira, ressalta que os investimentos no Centro de Inovação são provenientes de recursos vinculados ao convênio junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
"Por se tratar de recursos provenientes do convênio como MCTIC, podemos cumprir os prazos pré-estabelecidos para sua efetivação e investir na retomada econômica mesmo em meio à pandemia da Covid", explicou.
Parque Tecnológico
O Parque Tecnológico Metropolitano de Vitória será instalado próximo ao aeroporto de Vitória e será dividido em três áreas: o Centro de Inovação e duas áreas para instalação de empresas/indústrias de base tecnológica e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento.
Ele está sendo construído em três pavimentos, com área de 2.098 metros quadrados e de forma sustentável. O empreendimento se constituirá no coração e no cérebro do Parque Tecnológico de Vitória.
Saiba mais
Fundado em 2009, o IEBT é uma empresa de consultoria e investimento que tem como foco a gestão e inovação para resultados. Atua no desenvolvimento e implantação de programas, metodologias e ferramentas para o direcionamento e fortalecimento de ações que gerem aumento dos resultados e soluções na área de empreendedorismo, inovação e indústria.
Com sede no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (MG), a empresa já atendeu mais de 300 clientes, entre instituições, entidades e organizações, com projetos que vão desde o planejamento até a implantação e crescimento do negócio. (Com informações da Prefeitura de Vitória)