ECONOMIA INTERNACIONAL

Iene enfraquecido, faz bolsa de Tóquio fechar em alta.

O iene perdeu terreno para o dólar durante a madrugada.

Em 10/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Bolsa de Tóquio fechou em alta nesta quinta-feira (10), interrompendo uma sequência de três pregões negativos, favorecida pelo enfraquecimento do iene frente ao dólar, que impulsionou as ações de exportadoras, e à espera de possíveis novos estímulos monetários na Europa.

O Nikkei, índice que reúne as ações mais negociadas na capital do Japão, subiu 1,26%, a 16.852,35 pontos, após recuar 0,84% na sessão anterior.

O iene perdeu terreno para o dólar durante a madrugada, o que tende a melhorar a competitividade do setor exportador japonês.

Além disso, os investidores em Tóquio operaram com a expectativa de que o Banco Central Europeu (BCE) ampliará ainda mais seus esforços para estimular a economia da zona do euro, em reunião de política monetária na manhã de hoje. A decisão do BCE está prevista para as 9h45 (de Brasília).

Entre exportadoras, destacaram-se no mercado japonês os papéis da Fujifilm Holdings (+4,9%) e da Sony (+4,2%).

Empresas do setor elétrico, por outro lado, tiveram perdas robustas após um tribunal japonês emitir liminar para paralisar dois reatores nucleares da Kansai Electric Power Co. (Kepco). Residentes locais vinham buscando a decisão judicial, preocupados com a possibilidade de um desastre nuclear semelhante ao ocorrido em Fukushima, em 2011.

As ações da Kepco sofreram um tombo de 15%, enquanto as da Kyushu Electric Power Co. caíram 8% e as da Chubu Electric Power Co. recuaram 2,9%.

Fonte: Dow Jones Newswires.