ECONOMIA INTERNACIONAL
Iene se enfraquece com comentários de Fischer e notícia sobre Kuroda.
Operadores interpretaram que o Fed poderá voltar a elevar juros ainda este ano.
Em 22/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O iene perde terreno para o dólar e o euro nesta madrugada de segunda-feira (22), com os investidores se mostrando mais atentos às diferenças entre as políticas monetárias dos EUA e Japão.
Ontem, o vice-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Stanley Fischer, levantou preocupações sobre a perspectiva econômica de longo prazo dos EUA, mas foi mais otimista em relação ao curto prazo. Segundo Fischer, a inflação doméstica está perto de chegar à meta de 2% do Fed e o crescimento deverá ganhar força nos próximos trimestres.
Operadores e analistas em Tóquio interpretaram os comentários de Fischer como sinal de que o Fed poderá voltar a elevar juros ainda este ano.
Além disso, o jornal Sankei Shimbun noticiou em sua edição de sábado que o presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Haruhiko Kuroda, sugeriu que o BC japonês poderá cortar ainda mais sua taxa de depósitos, atualmente em -0,1%. Em entrevista ao Sankei, Kuroda afirmou que o BoJ "terá uma boa chance de tomar (medidas) adicionais de relaxamento sem hesitação".
Às 4h35 (de Brasília), o dólar avançava a 100,75 ienes, de 100,15 ienes no fim da tarde de sexta-feira, enquanto o euro subia a 113,62 ienes, de 113,46 ienes.
Dow Jones Newswires