CIDADE

Imagem de Nossa Senhora da Penha está na Praça do Papa

Escultura foi preparada como parte da programação da Festa da Penha.

Em 22/04/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Flávio Almeida

Uma imagem de Nossa Senhora da Penha iluminada com mais de 100 mil microlâmpadas virou atração na Praça do Papa e tem atraído a atenção dos fiéis.

A estrutura foi iluminada na noite do último sábado (20) e faz parte da programação da Festa da Penha 2019. O público poderá apreciar a imagem iluminada até a próxima segunda-feira (29). Frei Pedro Oliveira fez a contagem para a inauguração ao lado do prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

"Vitória recebeu a imagem de Nossa Senhora da Penha este ano, uma novidade este ano para que fiéis possam fazer sua devoção à padroeira do Estado em Vitória", disse o prefeito. 

"Temos aqui a imagem da Virgem da Penha iluminando nossas vidas e nossos corações. Desse lugar, seus raios se expandem por todo o nosso Estado. Para nós, é uma grande alegria sermos presenteados com essa linda imagem da Virgem da Penha, a Senhora das Alegrias", acrescentou Frei Pedro, lembrando que o filho Ressuscitado é a grande alegria de Maria.

Para o guardião do Convento da Penha, Frei Paulo Pereira, a preocupação da Festa da Penha é se estender para além do Campinho e de Vila Velha. "Faltava uma atividade na capital, já que não conseguimos fazer em todas as cidades do Estado. E como ela é a padroeira de todo o Estado do Espírito Santo, ter a marca da Festa da Penha na capital seria contemplar todo o Estado", explicou Frei Paulo.

Projeto

A imagem possui composição estrutural em metal tubular e esculturas que formam os braços, as mãos e a cabeça de Nossa Senhora e do Menino Jesus feitos com isopor e fibra de vidro.

"Fizemos a estrutura tubular, mantendo a proporção a partir da imagem que fica no Convento. A princípio, pensamos fazer toda vazada, como é o corpo, mas no andamento do projeto resolvemos fazer a escultura com todo o revestimento", explicou Max Bruno Miossi, dono da empresa contratada para a produção executiva do projeto.

O empresário chamou o artista plástico amazonense Gildo Alfaia, conhecido principalmente por sua participação em eventos carnavalescos, para fazer a parte escultural e o engenheiro Gallerani Junior ficou responsável pela iluminação cênica. "São 20% em escultura e 80% de iluminação cênica", resume Miossi.