TEMAS GERAIS

Incaper entrega de sementes crioulas para agricultura orgânica

As sementes são conservadas em câmara fria e seca do CRDR.

Em 07/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Durante o Dia de Campo de Agricultura Orgânica, promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), na Fazenda Mendes da Fonseca, em Domingos Martins, na última quinta-feira (05), ocorreu a entrega de 150 kits de sementes crioulas e melhoradas para os agricultores.
 
De acordo com um dos organizadores do evento, o pesquisador Jacimar Luis de Sousa, o Incaper, por meio do seu programa de pesquisa em Horticultura Orgânica, multiplica, seleciona e mantém essas sementes crioulas há 25 anos, plantando-as todo ano para manter o material, na forma de Banco Ativo de Germoplasma. As sementes são conservadas em câmara fria e seca do Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Centro Serrano para preservar sua qualidade fisiológica.
 
“Neste Dia de Campo disponibilizamos 700 quilos de sementes, das mais variadas culturas, para que os agricultores possam plantar e multiplicá-las em suas propriedades. O objetivo dessa ação é preservar a biodiversidade genética de espécies importantes para a alimentação humana, dando autonomia ao agricultor e oferecendo-lhes a opção de menores custos com este insumo. A ideia é que os produtores multipliquem e preservem estas espécies e variedades nas suas propriedades rurais. O custo dessas sementes torna-se se irrisório, pois basicamente referem-se à mão de obra para retirar do campo alguns frutos e retirar as sementes, enquanto no mercado alguns híbridos são vendidos hoje a preço de ouro”, falou Jacimar.
 
Foram distribuídas sementes orgânicas do Milho Emcapa-201, Milho Incaper-203, Arroz de sequeiro, Gengibre cv. Gigante, Inhame cv. regional chinês. E também 8 variedades de tomate e sementes agroecológicas de plantas para adubação verde de Feijão de porco, Mucuna preta, Aveia preta, Milheto, ervilhaca.
 
Essa ação de distribuição de sementes faz parte do projeto de Horticultura Orgânica do Incaper e os agricultores interessados podem entrar em contato com o Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Centro Serrano pelo telefone (27) 3248-1181.
 
Participação no Dia de Campo
 
O Dia de Campo abordou temas técnicos pertinentes ao cultivo orgânico, apresentando tecnologias e esclarecendo as dúvidas dos participantes. Foram cinco estações de campo, que abordaram os seguintes temas: plantas de cobertura e bioativação de solo; plantio direto em sistema orgânico; sementes orgânicas para sistemas agroecológicos; manejo fitossanitário em sistemas agroecológicos; cultivo orgânico em alamedas.
 
A agricultura Ormy Speroto Dussoni, de Nova Venécia, Norte do Espírito Santo, foi atraída pela temática do evento. “Nós já trabalhamos com orgânicos e queremos sempre aprender mais. Também queria buscar as sementes. Aqui pude conhecer a produção em estufa e ver como as hortaliças estão bonitas”, relatou.
 
Já o agricultor de Santa Maria de Jetibá, Denilson Janki, disse que ainda não trabalha com agricultura orgânica, mas foi motivado a participar do Dia de Campo para aprender. “Trabalho com agricultura convencional, mas quero conhecer tecnologias alternativas, como o plantio direto na palha. Com as mudanças climáticas, temos que nos preocupar em aproveitar melhor a água da chuva, evitar erosão no solo. Temos que ter opções de tecnologias”, relatou.
 
Secom ES