POLÍTICA CAPIXABA

Incaper incentiva a produção de olivicultura no Caparaó

Produtores rurais no cultivo da oliveira participaram de um encontro em Dores do Rio Preto.

Em 03/06/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Incaper

O encontro foi organizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), por meio da equipe do escritório local de Dores do Rio Preto.

Produtores rurais e empreendedores iniciantes no cultivo da oliveira participaram de um encontro sobre olivicultura, em Dores do Rio Preto. A programação contou com um dia de campo no Sítio Celeiro Cerco das Águas, dos produtores Marcos e Janete, na Comunidade Forquilha do Rio, e uma prática de poda no Sítio Conquista, dos produtores Cristiano e Edileuza, na Comunidade Cachoeira Alegre.  

O encontro foi organizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), por meio da equipe do escritório local de Dores do Rio Preto. O encontro também contou com o apoio da extensionista e engenheira florestal Ranusa Coffler, do escritório local de Santa Teresa, que acompanha a olivicultura no Espírito Santo há alguns anos.

Cultura difundida

Segundo ela, a oliveira é uma cultura bastante difundida na região serrana capixaba e agora atrai também os olhares de empreendedores e empreendedoras da região do Caparaó Capixaba.

“Isso porque essa cultura qual tem características climáticas muito favoráveis ao cultivo, como altitude, temperatura e solos apropriados”, explicou Ranusa Coffle.

O técnico agrícola e extensionista do escritório local do Incaper de Dores do Rio Preto, Antoniel Rodrigues, lembrou que as áreas de cultivo do município estão entre 900 e 1.500 metros de altitude e no total já são quase 10 hectares implantados com oliveira.

“É um trabalho que teve início com a implantação da Unidade de Observação de oliveira em 2012 e, posteriormente, em 2018, com o apoio do Incaper e da prefeitura para a aquisição de novas mudas, em parceria com o escritório do Incaper de Santa Teresa”, disse Rodrigues. 

No Sítio Celeiro Cerco das Águas, dos produtores Marcos e Janete, os participantes puderam ouvir e conhecer um pouco mais sobre o cultivo da oliveira, os aspectos fisiológicos e também sobre algumas práticas de manejo, além de questões econômicas que envolvem o cenário atual da olivicultura no Estado. Também foram apresentados três olivais implantados em 2022 e realizada uma demonstração da poda de condução das mudas, na Pousada Água Marinha, de João Camargo e Tatiana Tavares, e no Sítio Canto da Curruíra, de Giordano Automare.

Poda

A prática de poda, realizada no Sítio Conquista, os participantes dialogaram mais sobre a plantação de oliveiras que já vai completar quatro anos e espera-se, em breve, obter a primeira colheita.

Ranusa Coffler destacou que na maior parte dos plantios, o cultivo, principalmente aqueles na Forquilha do Rio, estão sendo feitos sob princípios agroecológicos aplicados desde a preparação dos berços, com cultivos intercalares, adubação verde e muita biomassa cobrindo o solo.

O engenheiro agrônomo e agroecologista, Luis Cláudio Bona, na ocasião também explanou sobre a implantação dos plantios agroecológicos de oliveira.

“Em algumas áreas também está sendo testado o consórcio com cafés, buscando diversificação e aumento de renda, aproveitando o espaço e a mão de obra no local. Estamos otimistas observando o bom desenvolvimento das plantas neste sistema”, completou.

Além da produção de azeite e/ou azeitonas em conserva, os produtores participantes do encontro também buscaram a olivicultura como mais um atrativo turístico para a região, com a possibilidade de abrirem suas propriedades para passeios e piqueniques.

Diversificação

A coordenadora e extensionista do escritório local do Incaper em Dores do Rio Preto, a engenheira agrônoma Priscila Nascimento, ressaltou que é de grande importância para o município que as famílias produtoras busquem a diversificação da produção nas suas propriedades, respeitando o meio ambiente e buscando conhecimento sobre novos cultivos.

“Estamos com boas expectativas para a primeira produção e planejando novos momentos para trocas de experiências e capacitação para as famílias produtoras”, completou. (Informações São do Incaper)

Leia também:

Governador do ES participa da abertura da 8ª edição do Cosud
Câmara de Linhares presta homenagem aos servidores do HGL
Governador autoriza obra em Cariacica pelo Fundo Cidades
Governo lança programa de desenvolvimento da cafeicultura
Parque de Exposições de Jerônimo Monteiro recebe obras
Municípios recebem estratégias para prospecção de negócios
Governo ES anuncia novos investimentos em Alto Rio Novo
Governo ES anuncia pavimentação e nova US em Pancas
Governador se reúne com executivo da plataforma Shein
Governo ES anuncia construção de duas US em Pinheiros
Governo do Estado anuncia investimentos na região sul

TAGS:
GOVERNO | CAPARAÓ | CULTIVO | OLIVICULTURA | PRODUÇÃO | INCAPER