NEGÓCIOS

Incaper premia produtores na 44ª Festa da Banana e do Leite.

O evento que aconteceu em Alfredo Chaves, terminou no domingo (31).

Em 02/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Aquicultura, Abastecimento, e Pesca (Seag), organizou competições como parte da programação da 44ª edição da Festa da Banana e do Leite. O evento que aconteceu em Alfredo Chaves, terminou no domingo (31), no parque de exposições do município.

De acordo com o extensionista do Incaper, Alciro Lamão, o Incaper coordenou, junto a seus profissionais, o concurso leiteiro, o de variedades de banana, além da exposição de flores para comercialização.

A festa, realizada pela prefeitura de Alfredo Chaves juntamente com o Incaper, tem o objetivo de divulgar as potencialidades da região e a qualidade dos produtos cultivados no município, que tem como principal atividade a produção de leite e banana. Os concursos são uma oportunidade de motivar os agricultores a investirem na qualidade da produção.

Trinta e um animais participaram do concurso leiteiro que foi dividido em três categorias: 25kg, 30kg e 40kg. Já no de bananas, houve a participação de mais de 100 produtores. Na ocasião eles disputaram com os cachos da fruta levando em consideração o peso e a qualidade (do tipo prata). Também houve prêmio para o maior cacho. 

Alciro Lamão Lazzarini explicou que ao lado do café e da olericultura, as produções de banana e do leite são as principais atividades agropecuárias do município. Segundo ele, as bananeiras estão fortemente presentes no município, tendo uma produtividade por volta de mais de 10 toneladas por hectare. O leite envolve mais de 150 produtores, que geram uma produção de mais de três milhões de litros ao ano”.

Uma das principais atrações foi a conhecida ‘Virada dos Tachos’. A atividade consiste na preparação perante ao público de uma grande quantidade de doce de banana e requeijão. Foram preparados, ao vivo, 150 kg de doce de banana e 150 kg de requeijão cremoso. Para a fabricação das delícias foram necessários 600 kg de banana, 60 kg de açúcar e 300 litros de leite.

Fonte: Secom-ES