SAÚDE
Incidência de problemas cardíacos cresce nas mulheres.
As causas são muitas, entre elas a rotina da mulher moderna, estresse, sedentarismo.
Em 07/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As mulheres são conhecidas por serem mais atenciosas aos cuidados com a saúde, mas o mesmo, infelizmente, não acontece quando o assunto é o coração. Elas estão se preocupando pouco com o órgão e os números de casos de morte por problemas cardíacos está aumentando nas mulheres.
As causas são muitas, entre elas a rotina da mulher moderna, estresse, sedentarismo, tabagismo e dieta pouco equilibrada. Além disso, elas devem ficar atentas aos sintomas, pois costumam ser diferentes em mulheres e homens, principalmente quando estão tendo um infarto.
“Quando estão com problema cardíaco, as mulheres podem sentir falta de ar excessiva, sensação de dor no estômago que, na verdade, é dor no peito. E essa dor pode irradiar para o pescoço, braço direito e costas. Elas precisam ficar mais atentas aos sintomas, pois eles não são tão claros”, explica o cardiologista Schariff Moysés.
Como os sintomas são diferenciados, o ideal, segundo o cardiologista, é estar sempre em dia com seus exames e visitar o médico uma vez por ano, pelo menos. Isso vale, principalmente, para as mulheres mais velhas, as que já entraram na menopausa e as que têm histórico de doenças no coração na família.
Menopausa
Ao entrar na menopausa, as mulheres devem redobrar a atenção, segundo o cardiologista. Schariff explica que, nesse período, as chances de ter problemas no coração podem ser até três vezes maiores.
“A explicação está no hormônio estrógeno, uma proteção natural, que cai bastante a produção na menopausa. Por isso, praticar atividade física, abandonar o cigarro e o álcool e diminuir o estresse são fundamentais para prevenir problemas”, explica.
Fonte: C2 Comunicação