EDUCAÇÃO
Inclusão Digital nas escolas do Ensino Fundamental de Viana
O recurso representa um investimento que pretende minimizar os prejuízos na aprendizagem
Em 01/10/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os equipamentos possuem jogos interativos de todas as disciplinas e auxiliam às crianças com dificuldades de aprendizagem, transtornos de linguagem, atenção, dislexia, entre outros, além de tornar o processo de ensino aprendizagem mais lúdica e atrativa.
As escolas públicas municipais receberam, na manhã desta quinta-feira (30), 30 Mesas Interativas Digitais, que serão utilizadas por alunos e professores das 19 Unidades de Ensino. A entrega foi realizada no auditório da Escola Cívico-Militar, em Vila Bethania, e contou com a presença do prefeito de Viana, Wanderson Bueno, da Secretária Municipal de Educação, Luzian Belisario dos Santos, diretores e equipe da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
O recurso tecnológico representa um investimento que pretende minimizar os prejuízos na aprendizagem dos alunos em decorrência dos desdobramentos do cenário de pandemia da COVID-19. A administração municipal enfrenta o desafio de resgatar os conhecimentos, corrigindo a defasagem escolar das crianças, ao investir em política pública para o progresso e modernização de metodologias ativas a fim de que os nossos alunos da escola pública tenham acesso às tecnologias, possibilitando a correção ou erradicação do analfabetismo digital.
Os equipamentos possuem jogos interativos de todas as disciplinas e auxiliam às crianças com dificuldades de aprendizagem, transtornos de linguagem, atenção, dislexia, entre outros, além de tornar o processo de ensino aprendizagem mais lúdica e atrativa. O sistema é controlado e não permite às crianças o acesso aos conteúdos impróprios.
“Nossa preocupação sempre é com o desenvolvimento dos nossos alunos. A mesa veio para contribuir com o trabalho pedagógico dos nossos professores, e para apoiar na recuperação da aprendizagem dos nossos estudantes”, destacou a secretária Luzian
O dispositivo possibilita a utilização de diferentes aplicativos, com atividades que podem ser realizadas em grupo, proporcionando o raciocínio lógico, a coordenação motora, desenvolvimento intelectual, memorização, atenção e criatividade digital para o aprendizado do currículo. Além do toque humano, a tela reconhece o toque de qualquer objeto, o que facilita a acessibilidade. As atividades desenvolvidas possibilitam ao professor, obter diagnóstico de aproveitamento de cada aluno praticamente em tempo real.
O prefeito Wanderson Bueno, enfatizou sobre o uso da tecnologia a favor da Educação de Viana:
“Somos pioneiros no Espírito Santo em utilizar essa plataforma de jogos educacionais que é uma das ferramentas que nós estamos trazendo para o nosso programa Inovar para Aprender. Essa é uma tecnologia que veio para agregar o que vem sendo realizado nas escolas para recuperação da aprendizagem”. (Secom/PMViana)
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