ECONOMIA INTERNACIONAL
Índice de confiança do consumidor alemão recua, aponta GfK.
O instituto de pesquisa alemão utiliza dados do mês atual para estimar o indicador do mês seguinte.
Em 28/09/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O índice de confiança do consumidor da Alemanha caiu para 10,0 na pesquisa de outubro do instituto GfK, de 10,2 na leitura de setembro. O resultado frustrou analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam estabilidade do indicador, a 10,2.
O instituto de pesquisa alemão utiliza dados do mês atual para estimar o indicador do mês seguinte.
Segundo o GfK, a queda na última pesquisa indica "como o sentimento do consumidor não está completamente imune ao avanço prevalecente da incerteza, que parece também estar afetando os consumidores".
Entre fatores de incerteza, o GfK citou a decisão do Reino Unido de votar por sua saída da União Europeia (o chamado "Brexit"), em plebiscito realizado no fim de junho, e recentes ataques terroristas na região da Baviera.
Fonte: Dow Jones Newswires