EDUCAÇÃO

Indígenas têm reserva de vagas de graduação na Unir.

Atualmente, a Universidade Federal de Rondônia conta com 85 alunos indígenas matriculados.

Em 15/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Os povos indígenas têm garantidas 60 vagas de graduação na Universidade Federal de Rondônia (Unir), em Porto Velho. Na mesma instituição, os indígenas também podem escolher pelo vestibular exclusivo para vagas para o curso de licenciatura em educação básica intercultural.

Atualmente, a Unir conta com 85 alunos indígenas matriculados. Resgatar a identidade, valorizar a cultura e transformar os territórios indígenas em regiões sustentáveis são os objetivos do Ministério da Educação ao apoiar iniciativas de inclusão indígena nas universidades.

A estudante de veterinária Gisele de Oliveira, 27 anos, do povo Puruborá, também é graduada em licenciatura em educação básica intercultural. “Aprendi muito a valorizar ainda mais minha cultura”, diz. “Eu já conhecia muita coisa, mas não sabia o porquê.” Ao longo da formação, Gisele lecionou a crianças da aldeia, a 32 km da cidade de Seringueiras, em Rondônia.

“É uma experiência duplamente rica, um processo no qual as pessoas estão construindo conhecimento, ensinando e, ao mesmo tempo, aprendendo”, afirma o coordenador da licenciatura em educação básica intercultural da instituição, José Joaci Barbosa. “No caso das comunidades indígenas, como aqui em Rondônia, trabalhamos com diversas línguas. O processo é muito mais rico e desafiador.”

Para ter acesso aos demais cursos, a população indígena tem a opção de concorrer ao vestibular tradicional e tentar o benefício da Lei de Cotas.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação