ECONOMIA INTERNACIONAL

Inflação anual da zona do euro se mantém em 1,2% em junho

O resultado veio em linha com a previsão de analistas consultados.

Em 28/06/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Folha de Londrina/Reprodução

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro subiu 1,2% na comparação anual de junho, permanecendo no nível de maio, segundo dados preliminares divulgados hoje pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. O resultado veio em linha com a previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal.

MÊS DOS NAMORADOS. COMPRE PELO SITE

Resultado de imagem para Produtos Racco

A leitura prévia de junho mantém a inflação da zona do euro bem distante da meta do Banco Central Europeu (BCE), que é de uma taxa ligeiramente inferior a 2%, e aumenta a pressão para que a instituição volte a adotar medidas de estímulos.

Na semana passada, o presidente do BCE, Mario Draghi, sinalizou que a instituição poderá voltar a cortar juros e comprar ativos por meio de seu programa de relaxamento quantitativo (QE, pela sigla em inglês) se a perspectiva econômica da zona do euro não melhorar.

Apenas o núcleo do CPI do bloco, que exclui os preços de energia e de alimentos, registrou aumento de 1,1% em junho ante igual mês do ano passado. A projeção de economistas era de alta menor, de 0,9%. Fonte: Dow Jones Newswires. EC

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL