MEIO AMBIENTE
Inmet divulga alerta de baixa umidade em três estados
Inmet emitiu um alerta de baixa umidade em áreas do Mato Grosso, Goiás e do Tocantins.
Em 16/09/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A previsão é a umidade relativa do ar ficar abaixo de 12% nas seguintes regiões: centro, leste, norte, noroeste e sul goiano; nordeste e norte mato-grossense; e ocidental e oriental do Tocantins.
Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu hoje (16) um alerta de baixa umidade em áreas dos estados de Mato Grosso, Goiás e do Tocantins, na Região Centro-Oeste. Com grau de severidade “grande perigo”, o aviso diz que o horário mais crítico é a partir das 14h desta segunda-feira.
>> Brasil vive terrorismo climático, diz Ministra Marina Silva
A previsão é a umidade relativa do ar ficar abaixo de 12% nas seguintes regiões: centro, leste, norte, noroeste e sul goiano; nordeste e norte mato-grossense; e ocidental e oriental do Tocantins.
O Inmet também emitiu um alerta de perigo de baixa umidade, com a umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%, nesta segunda-feira, para o sudeste do Pará; nordeste mato-grossense; partes oriental e ocidental do Tocantins; leste, oeste e centro maranhense; sudeste, sudoeste e centro-norte piauiense; sertões cearenses, extremo oeste baiano; centro, leste e sul goiano; triângulo mineiro, alto Paranaíba, noroeste, norte e central de Minas Gerais, além do Distrito Federal.
O Inmet também lançou para esta segunda um aviso de perigo potencial de baixa umidade, variando entre 30% e 20%. Além do Pará, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, o alerta também vale para o Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
A baixa umidade causa ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Entre as recomendações estão beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, evitar a prática de atividades físicas. Também são recomendados o uso hidratante para pele e umidificar o ambiente. (Por Luciano Nascimento/Agência Brasil)
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> Brasil vive terrorismo climático, diz Ministra Marina Silva
> Brasil concentra 76% dos incêndios na América do Sul
> Secretaria de Meio Ambiente alerta para queimadas florestais
> Idaf inaugura uma Central de Monitoramento de Florestas
> Situação de emergência por incêndio florestal cresceu 354%
> São Paulo reforça ações para combate aos incêndios
> Rios da Amazônia registram níveis abaixo da média histórica
> Governo vai concentrar ações em 21 municípios da Amazônia
TAGS: INMET | ALERTA | ESTADOS | UMIDADE | ÁREAS