CULTURA
Inscrições abertas para novas redes de Pontos de Cultura.
Com o cadastro desburocratizado, MinC espera grande adesão de interessados,
Em 25/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, está recebendo propostas para a criação de novas redes de Pontos de Cultura. O MinC irá financiar e executar a implementação de novos pontos mesmo em municípios que ainda não fazem parte da rede. O orçamento (valor a ser definido) virá do Fundo Nacional de Cultura.
O objetivo da ação é fortalecer o Programa de Cultura Viva e fazer com que mais cidades participem dos Pontos de Cultura.
Os interessados têm até 5 de outubro para fazer a inscrição, que deverá ser realizada pelo Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv). Quem perder o prazo, tem até o final de 2015 para se inscrever – nesse caso, as propostas serão analisadas para implementação no ano que vem.
Como o cadastro foi desburocratizado, a previsão do ministério é receber um grande número de inscritos.
Implementados por entidades governamentais ou não governamentais e financiados e apoiados institucionalmente pelo MinC, os Pontos de Cultura produzem ações de impacto sociocultural em suas comunidades, visando a promoção da cidadania e de uma cultura de paz, além da valorização da diversidade cultural e regional brasileira.
Atualmente, são mais de 4 mil iniciativas espalhadas pelo Brasil, alcançando cerca de mil municípios e 8 milhões de pessoas.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura