EDUCAÇÃO
Inscrições para exame de proficiência em português abrem no dia 11.
Provas orais e escritas serão realizadas entre 26 e 28 de abril.
Em 01/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As inscrições para a primeira edição de 2016 do exame de obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) serão abertas no dia 11 de fevereiro. Os candidatos poderão se inscrever até as 23h59 (de Brasília) do dia 2 de março. As provas serão realizadas entre 26 e 28 de abril, em 25 postos aplicadores credenciados no Brasil e em 65 no exterior.
Podem participar do exame candidatos estrangeiros e brasileiros, residentes no Brasil e no exterior, cuja língua materna não seja o português, com no mínimo 16 anos completos na data do exame. A escolaridade mínima deve ser equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo.
As provas terão avaliações orais e escritas. Na parte escrita haverá duas tarefas que integram compreensão oral e produção escrita (uma tarefa baseada em vídeo e outra em áudio) e duas que integram leitura e mais uma produção escrita. A avaliação oral compreende atividade de interação face a face, com duração de 20 minutos — o candidato terá de conversar sobre tópicos do cotidiano e de interesse geral, por exemplo.
De acordo com a pontuação obtida, o participante será classificado em quatro níveis de proficiência. Aqueles que obtiverem pontuação entre 2 e 2,75 serão classificados no nível intermediário; entre 2,76 e 3,5, no intermediário superior; entre 3,51 e 4,25, no avançado; entre 4,26 e 5, no avançado superior. Quem obtiver menos de 2 pontos não obterá a certificação. Os resultados da primeira edição serão divulgados no Diário Oficial da União no dia 15 de julho.
Para se inscrever, o candidato deve preencher a ficha de inscrição no site, pagar a taxa e entregar a documentação de identificação atual (podendo ser passaporte) ou documento oficial de identificação, mais o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, até o dia 4 de março.
O Celpe-Bras é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido e aceito oficialmente em empresas e instituições de ensino. De acordo com a pontuação obtida, o participante será classificado nos níveis de proficiência intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação