CULTURA
Inscrições para Primavera dos Museus vão até 21 de agosto.
O tema do projeto em 2015 é "Museus e Memórias Indígenas".
Em 19/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Realizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) no começo da primavera, o projeto Primavera dos Museus escolheu para sua edição 2015 o tema “Museus e Memórias Indígenas”. O objetivo do projeto é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o número de visitações e intensificar a relação dos museus com a sociedade.
A Primavera dos Museus conta com o apoio do Ministério da Cultura, do Museu do Índio/Fundação Nacional do Índio, de órgãos estaduais e municipais de cultura e de organizações não governamentais.
As instituições museológicas interessadas em participar da 9ª Primavera dos Museus têm até 21 de agosto para se inscrever. A elas cabe a produção e viabilização das atividades – que deverão ser executadas entre 21 e 27 de setembro. Os museus podem inscrever exposições, visitas guiadas, espetáculos, mesas-redondas, palestras e exibições de filmes. O Ibram fica responsável pela divulgação nacional da programação e pela produção de seu guia virtual.
As inscrições podem ser feitas neste link.
Desde a primeira edição, em 2007 – que contou com 300 museus inscritos e 874 eventos – até o ano passado, a Primavera dos Museus vem crescendo em número de instituições participantes e de atividades realizadas. Em 2014, participaram 761 museus e foram produzidas 2.436 atividades.
O Ibram acredita que a preservação, a exibição e o estudo do rico patrimônio cultural indígena permitem a desconstrução de preconceitos – demanda de várias etnias ao lado de tópicos como Saúde, Educação e Proteção Ambiental e Territorial. Nesse sentido, os museus do Brasil são um valioso aliado.
Fontes: Portal Brasil, Ibram e Ministério da Cultura.