CULTURA
Inscrições para a 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos
Interessados têm até 15 de março para inscrever curtas, médias e longas metragens.
Em 20/02/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto/arte: MMFDH/Divulgação
A 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos acaba de abrir as inscrições para trabalhos audiovisuais criados a partir de 2017. A mostra tem previsão de exibição em maio e junho de 2020.
A Mostra é uma ação de promoção da educação e da cultura em Direitos Humanos por meio do audiovisual, com apresentação de filmes sobre o tema.
Uma das novidades este ano é que as obras serão exibidas por meio de plataforma própria de vídeo on demand, além da reprodução de DVDs que compõem o Circuito Difusão.
Os trabalhos audiovisuais inscritos não possuem restrição quanto à duração, gênero ou suporte de captação e finalização, mas devem ter sido finalizadas a partir de 2017 e cuja temática contemple aspectos relacionados aos Direitos Humanos, como:
-
-
-
Direitos das pessoas com deficiência;
-
Direitos da população LGBT/enfrentamento da LGBTfobia;
-
Memória e verdade;
-
Liberdade religiosa;
-
Direitos de crianças, adolescentes e juventude;
-
Direitos de pessoas idosas;
-
Direitos da população indígena;
-
Direitos da população negra;
-
Direitos da população em situação de rua;
-
Direitos das mulheres;
-
Direitos Humanos e segurança pública;
-
Proteção aos defensores de Direitos Humanos;
-
Direito à participação política;
-
Combate à tortura;
-
Situação prisional;
-
Democracia e Direitos humanos;
-
Saúde mental e juventude;
-
Cultura e educação em Direitos Humanos;
-
Corrupção e direitos humanos;
-
Direito à vida;
-
Conservação ambiental.
-
-
Inscrições
As inscrições podem ser feitas de forma rápida por meio deste formulário online até 15 de março de 2020. Além disso, também é preciso enviar uma cópia assinada, junto com uma cópia em DVD do filme, para:
13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos
Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia
Av. João Naves de Ávila, 2121. Bairro Santa Mônica. CEP: 38408-144
Bloco 1S – 2º Andar.
Realização
A Mostra é realizada pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH) e a Secretaria Nacional de Proteção Global e do Governo Federal brasileiro, com produção da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) e da Fundação Rádio e Televisão Universitária de Uberlândia, por meio de sua produtora de conteúdo ARCO Produções e das emissoras TV Universitária e Universitária FM de Uberlândia.
A história da Mostra
Criada em 2006 como uma das ações estratégicas do Ministério dos Direitos Humanos para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, em 10 de dezembro de 1948, a Mostra Cinema e Direitos Humanos foi expandida ao longo da última década e, atualmente, ocorre em todas as capitais federais . Em 2020 a expectativa é que ocorra em 600 pontos de exibição no Brasil com exibição por meio da plataforma de streaming.
A Mostra é uma das estratégias do Governo Federal para consolidação da cultura e da educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica e contribuindo para a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância.
Ao longo deste período, a Mostra expandiu em alcance e em escopo – da América do Sul para o Hemisfério Sul, e no Mundo e é realizada pelo MMFDH, com diversas parcerias nacionais, estaduais e municipais.
Sobre as inscrições
+55 61 2027 3905 (Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos)
educacaoemdireitoshumanos@mdh.gov.br
+55 34 3239 4340/+55 34 3239 4233 (Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia) arteeconteudortu@gmail.com. (Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH))













