CIDADE
Inscrições para oficinas do Mucane estão abertas até dia 16
Mucane em Vitória, está com inscrições abertas em oficinas culturais.
Em 09/07/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Estão abertas até o dia 16 de julho (terça-feira) as inscrições para as oficinas culturais do segundo semestre do Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane) em Vitória. As atividades são para crianças, jovens e adultos, de acordo com a modalidade.
Ainda há vagas para as oficinas de contação de histórias, cavaquinho, danças populares, violão, capoeira, consciência corporal e dança criativa. As vagas para as oficinas de percussão já estão esgotadas.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas na sede do Mucane, na avenida República, 121, Centro Histórico, de terça a sexta-feira, das 12 às 19 horas. Os interessados devem levar documento com foto e comprovante de residência. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3222-4560.
Oficinas
Contação de histórias
Faixa etária: a partir de 15 anos
Aulas: terças e quintas-feiras, às 18 horas
Cavaquinho
Faixa etária: a partir de 15 anos
Modalidade: Iniciantes
Aulas: quintas-feiras, às 17 horas
Danças populares
45 vagas (15 em cada modalidade, conforme abaixo)
Faixa etária: a partir de 15 anos
Modalidade 1: Elementos da Natureza
Aulas aos sábados, às 8h
Modalidade 2: Afro Tribal
Aulas aos sábados, às 9h30
Modalidade 3: Bloco Afro
Aulas às quartas-feiras, às 19h
Violão
Faixa etária: a partir de 15 anos
Aulas: sextas-feiras, às 8h30 e 13h
Capoeira
Faixa etária: a partir de 15 anos
Aulas: a definir
Consciência corporal
Faixa etária: a partir de 15 anos
Aulas: quartas-feiras, às 16h30
Dança criativa
Faixa etária: 7 a 9 anos
Aulas: terças e quintas-feiras, às 9h
LEIA TAMBÉM
Educação Ambiental ensina alunos a fazer puffs com caixa de leite e garrafa pet
Alunos do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elzira Vivácqua dos Santos, em Jardim Camburi, participarão de uma oficina de confecção de puffs a partir do reaproveitamento de caixinhas de leite e garrafas pet, nesta quarta-feira (10). A atividade faz parte do projeto Vitória Cidade Limpa, desenvolvido pela Gerência de Educação Ambiental (GEA/Semmam).
A gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha, explicou que o projeto tem foco nos resíduos sólidos e é executado pelo Centro de Educação Ambiental (CEA) da Revis da Mata Paludosa em sete escolas da capital, localizadas nos bairros Jardim Camburi, Enseada do Suá, São Pedro e Santo Antônio.
Educadora ambiental do CEA, Osnéia Péccoli ressalta que os projetos de Educação Ambiental estão sendo desenvolvidos de forma contínua em parceria com as escolas, possibilitando a sensibilização dos alunos e motivando os pais a abraçar a causa em favor do meio ambiente.
Diminuição de resíduos
"Por meio do reaproveitamento, pode-se diminuir a quantidade de resíduos que vão para os
aterros sanitários, poupando a necessidade de retirar da natureza a matéria-prima", afirma o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain.
Ele completa: "Desenvolver atividades de como reaproveitar materiais otimiza o trabalho da Educação Ambiental e possibilita que alunos e familiares participem das ações em suas casas, onde farão a separação desses resíduos para que, posteriormente, sejam encaminhados para a escola. E é com esse material separado que os alunos aprenderão a confeccionar puffs com ótima durabilidade".
"Acreditamos que esses ensinamentos podem transformar nossa vivência com um meio ambiente mais saudável e sustentável. São alunos, família, escola e Educação Ambiental interligados em atividades que realmente podem favorecer para a qualidade de vida sem agredir os elementos da natureza", pontuou Juliana.
Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL