ECONOMIA NACIONAL

INSS faz mutirão de avaliação para reabilitação profissional

INSS fará uma semana de mutirão de reabilitação profissional a partir desta segunda (11).

Em 11/03/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Hoje, 37 mil segurados estão na fila para avaliação socioprofissional nas seis superintendências regionais do INSS.


Siga o CORREIOCAPIXABA no Instagram e concorra a ingressos para o show de Cesar Menotti & Fabiano no Steffen

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fará uma semana de mutirão de reabilitação profissional a partir desta segunda-feira (11). As equipes das superintendências regionais do INSS farão o contato com os segurados que estão na fila para o atendimento, portanto, não haverá agendamento.

>> BB firma parceria para testar pagamentos offline com Drex

Hoje, 37 mil segurados estão na fila para avaliação socioprofissional nas seis superintendências regionais do INSS. Para o mutirão, foram disponibilizadas 4.773 vagas, sendo 580 em São Paulo; 1.530 em Minas Gerais; 88 no Rio de Janeiro; 630 em Santa Catarina; 1.265 em Pernambuco; e 680 no Distrito Federal.

Após a avaliação inicial, serão atendidos os segurados considerados aptos ao programa de reabilitação profissional. O serviço envolve atendimento com vários especialistas do INSS como terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, sociólogos, pedagogos e assistentes sociais.

Entenda o serviço

Os encaminhamentos à reabilitação profissional do INSS podem ocorrer por meio da perícia médica, por requerimento espontâneo e, em último caso, pela Justiça Federal.

Na perícia médica, o segurado afastado por incapacidade temporária - seja doença ou acidente - é avaliado e, se for constatada a provável impossibilidade de retorno às atividades profissionais habituais de forma permanente, ele é encaminhado para as avaliações pericial e socioprofissional.

A depender da situação, o cidadão poderá ser encaminhado para treinamentos, cursos profissionalizantes e aprendizados para requalificação em uma atividade profissional compatível com sua atual capacidade de trabalho.

Durante o programa de reabilitação, o segurado continua recebendo o benefício por incapacidade temporária. Concluído o processo e com resultado positivo, ele retorna ao mercado de trabalho em sua atividade originária ou em outra compatível com suas condições atuais. Em caso negativo, caso a reabilitação não seja possível, ocorre a aposentadoria por invalidez.

Em comunicado, o INSS destacou que o serviço de reabilitação profissional é um programa e não se trata de um atendimento isolado.

“Há uma sequência de providências em inúmeras etapas, por isso existem critérios para o segurado ser considerado elegível e possa, então, ser acompanhado por um profissional que irá conduzi-lo em todas estas etapas nas formas previstas em normativas do INSS”, explicou.

Ainda de acordo com o órgão, “diante da complexidade do processo de recuperação de um trabalhador e dos inúmeros custos que envolvem tantas atividades e tantos profissionais”, o INSS tem acordos de cooperação técnica e convênios com entidades e empresas privadas para reabilitação física dos beneficiários que são elegíveis ao programa. (Por Andreia Verdélio/Agência Brasil)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
BB firma parceria para testar pagamentos offline com Drex
Petrobras apresenta lucro de R$ 124,6 bilhões em 2023
Número de restaurantes com prejuízo em janeiro aumenta
Prazo de financiamento do Proex sobe para 15 anos
Cesta básica sobe em 14 capitais brasileiras em fevereiro
Dívidas do Desenrola podem ser negociadas nos Correios
Bancos começam a integrar plataformas a site do Desenrola
Mais de 650 mil empresas aderem ao Simples Nacional em 2024
Produção da indústria cai 1,6% de dezembro para janeiro
Governo prepara PL com novo programa para setor de eventos
Mercado reduz para 3,76% previsão de inflação em 2024

TAGS: 
INSS | MUTIRÃO | AVALIAÇÃO | REABILITÇÃO | PROFISISONAL