TEMAS GERAIS

Instituto EDP divulga os projetos socioambientais que receberão apoio em 2015.

No Espírito Santo, foram 12 iniciativas selecionadas.

Em 25/03/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Instituto EDP (IEDP), organização que coordena as iniciativas socioambientais do Grupo EDP, divulga hoje, 24, a lista de projetos que receberão apoio em 2015. No Espírito Santo, foram 12 iniciativas selecionadas (listadas abaixo), com patrocínio das empresas de geração, comercialização e distribuição da EDP que atuam no Estado.

Com foco em educação, cultura, esportes e meio ambiente, os projetos serão apresentados durante a sexta edição do Diálogos EDP Solidária, evento que marca o início das atividades no ano e acontece em Vitória (ES) até amanhã, 25. “Todos os anos selecionamos as ONGs que estejam alinhadas com nossos eixos estratégicos: Educação, Desenvolvimento Local, Combate ao Câncer Infantil, Cultura, Esporte e Consumo Consciente”, comenta Pedro Sirgado, diretor do IEDP.

No Espírito Santo, uma das parcerias é com a ONG Ateliê de Ideias que beneficiará famílias de baixa renda dos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra, por meio dos“Bancos Comunitários”. Voltada para a geração de trabalho e renda para fomento das economias locais, a iniciativa prevê créditos destinados ao acesso a moradias seguras e confortáveis e apoio técnico para reforma de casas.

Na ocasião do Diálogos EDP Solidária, também será apresentada a agenda do EDP nas Escolas para 2015. O programa tem a finalidade de contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos alunos do ensino fundamental de escolas públicas municipais. Desde sua criação em 2002, já beneficiou cerca de 160 mil jovens dos Estados de São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Balanço de 2014 do IEDP

Em 2014, as ações socioambientais da EDP, gerenciadas pelo instituto, beneficiaram mais de 3,6 mil pessoas no Espírito Santo por meio de projetos voltados às áreas de cidadania, conservação de nascentes de rios, estímulo à formação escolar, entre outros. Desde o início de suas atividades, em 2007, o IEDP atendeu, direta e indiretamente, mais de 304 mil pessoas nos Estados onde atua: São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Amapá, Pará, Tocantins, Ceará e Rio Grande do Norte.

Projeto

Instituição Responsável

Descrição

Abrangência

Arte e cultura, construindo a cidadania

 

 

ASSIUDS - Associação Iuniense para Desenvolvimento Social

Contribuir para o desenvolvimento de valores relacionados à colaboração, à solidariedade, disciplina, ao respeito e à vida, através da capoeira, dança e música.

Iúna

Convivendo com Arte

 

ACACCI Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil

Foco é minimizar o impacto psicossocial e econômico provocado na família da criança e do adolescente com câncer.

Todo o Estado

Projeto Iniciação Profissional


ACES Ação Comunitária do Espírito Santo

Objetivo é contribuir para a inclusão social de adolescentes e jovens no mercado de trabalho.

Vila Velha, Serra, Cariacica e Vitória

Projeto Vôlei Vida

Associação dos Moradores do Bairro de Guaranhuns

Oportunidade de acesso gratuito de crianças e adolescentes à modalidade de Voleibol, em áreas de risco social.

Vila Velha

Projeto Bancos Comunitários

 

 

 

Ateliê de Ideias

Foco é garantir a famílias de baixa renda o direito humano a moradia digna em seguras e confortáveis através do acesso a crédito e a conhecimentos e apoio técnico para reformar suas casas.

Cariacica, Marataízes, Vila Velha, Vitória e Serra

Projeto Animação

 

 

 

 

Instituto Marlin Azul

O Projeto Animação tem por objetivo utilizar o cinema de animação como instrumento de aprendizagem, desenvolvimento social e inclusão audiovisual de estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da rede pública capixaba, vindos, em especial, de famílias em situação de exclusão.

Vitória e Domingos Martins

Projetos de Vida: Construções e Ressignificação

SECRI

Auxílio na elaboração de projetos de vida de adolescentes e jovens, ampliando o acesso às oportunidades de capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho.

Vitória

Saber Viver

ACES - Ação Comunitária no Espírito Santo

Contribuir com o desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio de ações educativas e socioculturais para o fortalecimento dos vínculos com a  família, a escola e a sociedade.

Aracruz

Psicoativa

Rochativa - Associação de Atividades Sociais do Setor de Rochas Ornamentais do ES

Propõe levar atendimento psicológico individual para crianças e adolescentes inseridos nas escolas públicas contempladas pelos projetos da Rochativa e ministrar palestras para os pais nas escolas com a finalidade de estreitar a relação familiar.

Cachoeiro de Itapemirim

Brincando com Pipas

Evoluir

Trabalhar junto aos estudantes e professores os aspectos positivos da brincadeira com “Pipas”, promovendo a educação de estudantes para a importância de conduzir esta brincadeira de forma segura, evitando acidentes com a rede elétrica.

Iúna

Doces Nascentes Capixabas

Instituto Terra

Promover a recuperação dos ecossistemas naturais associados às nascentes, contribuindo para a manutenção dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do rio Guandu, sub-bacia do Rio Doce, e promover o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Baixo Guandu

Recuperação de Nascentes/ Castelo

SAVAC

Realizar o diagnóstico de 40 (quarenta) nascentes já protegidas fisicamente no município de Castelo (ES), georreferenciá-las e desenvolver nestes locais melhorias em sua proteção física.

Alegre

 

Fonte: EDP