SAÚDE
Instituto Meridional assume o PA da Glória em Vila Velha (ES).
Equipe da saúde está trabalhando junto ao instituto para orientar sobre as rotinas e fluxos de atendimento.
Em 11/03/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Pronto Atendimento de Cobilândia reabriu na manhã desta quarta-feira (11) e o Pronto Atendimento da Glória passou a ser gerenciado pela Organização Social Instituto Meridional. Esta OS foi a segunda colocada do edital feito em outubro de 2013, que visava realizar um contrato de gestão para o gerenciamento e execução das atividades de saúde desenvolvidas no PA da Glória.
O contrato de gestão discrimina as atribuições, responsabilidades e obrigações da organização contratada e da Prefeitura de Vila Velha, na execução das atividades de urgência e emergência no PA da Glória, mantendo a gratuidade dos serviços prestados para a população do município.
Até fevereiro de 2015, o PA estava sendo gerenciado pelo Instituto Americano de Pesquisa, Medicina e Saúde Pública (Iapemesp). Como a organização social descumpriu algumas cláusulas contratuais, que impactaram na assistência à população, a Secretaria de Saúde teve que reassumir o PA de forma emergencial até que a segunda colocada no edital de convocação pública passasse a gerencia-lo.
“A OS do Instituto Meridional assumiu hoje (11) as funções no PA da Glória. É importante lembrar que esses primeiros dias serão de transição. Ainda estamos com equipe de profissionais da saúde de Vila Velha trabalhando junto com a equipe do Meridional, para fazer a orientação sobre as rotinas e fluxos de atendimento nesses primeiros dias. Os serviços estão sendo reestabelecidos. A OS já assumiu o PA com quadro médico completo”, disse a Secretária de Saúde de Vila Velha, Andreia Corteletti.
O PA de Cobilândia foi reaberto também na manhã de hoje e está funcionando normalmente.
Serviços contratados
A organização social contratada deverá atender com seus recursos humanos e técnicos todos os cidadãos do município que buscarem atendimento no local. Os serviços serão executados 24 horas por dia, assegurando a assistência gratuita à população de Vila Velha.
O atendimento de urgência e emergência deverá funcionar segundo o acolhimento com classificação de risco prevista no protocolo de Manchester, nas áreas de clínica médica, cirurgia geral e pediatria. Além de utilizar os protocolos clínicos já padronizados pela Secretaria Municipal de Saúde e manter as normas de Vigilância em Saúde no atendimento cotidiano. Todos esses procedimentos já são adotados pelo Pronto Atendimento da Glória e deverão ser mantidos.
A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, acompanhará todo o processo de implantação, fará o monitoramento, o controle e a fiscalização das atividades exercidas pela empresa. A Instituição deverá cumprir as metas e os parâmetros estabelecidos no contrato.
Fonte: Semcom/PMVV