TEMAS GERAIS
Instituto Oncoguia realiza 3º Fórum de Câncer de Pulmão
O Fórum é parte das ações da Campanha ?Você não está mais sozinho?.
Em 23/11/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Tipo de neoplasia é a que mais vitima no Brasil e 90% dos casos são diagnosticados em estágio avançado. Prevenção e diagnóstico precoce serão pautas de evento online e gratuito. Jornalistas terão acesso com exclusividade aos médicos.
O Instituto Oncoguia realiza no próximo dia 24 de novembro, o 3º Fórum Oncoguia de Câncer de Pulmão. Esse ano, de maneira virtual, com transmissão ao vivo pelo Youtube, o evento abordará temas importantes sobre desafios, novidades, prioridades, reflexões e aprendizados, além da importância do diagnóstico precoce e tratamentos inovadores no Sistema Único de Saúde (SUS) para uma das neoplasias mais agressivas. A participação é gratuita e os interessados podem se inscrever em http://www.oncoguia.org.br/eventos/3-forum-pulmao/.
O Fórum é parte das ações da Campanha “Você não está mais sozinho”, que busca mostrar que é possível viver e ter qualidade de vida após o diagnóstico do câncer de pulmão.
A abertura será às 9h, com atualização do Radar do Câncer de Pulmão, apresentada pela fundadora e presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz. Na sequência, às 9h20, o oncologista clínico Fernando Moura estará à frente da palestra: “Câncer de pulmão no Brasil: desafios, novidades e prioridades” e às 9h45, a presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Clarissa Mathias, falará sobre “Pandemia e câncer de pulmão: reflexões e aprendizados”.
Às 10h05 terá início o primeiro módulo de debates sobre como garantir o diagnóstico precoce. O pneumologista Ciro Kirchenchtjn trará a importância do pneumologista do combate e cuidado do câncer de pulmão, e o cirurgião torácico do Hospital Israelita Albert Einstein, Ricardo Sales destacará por onde se deve começar na busca por um diagnóstico precoce.
O módulo dois começa às 10h50 e será sobre medicina personalizada na prática. A médica patologista Ellen Caroline enriquecerá a discussão com os desafios da patologia do câncer de pulmão no SUS e na Saúde Suplementar. Em seguida os oncologistas Diogo Bugano e Marcelo Cruz, apresentarão como o câncer de pulmão deve ser tratado e os desafios no SUS e no sistema suplementar, respectivamente. Encerrando esse ciclo, o gerente de Dados André Marques, trará o case “Quando a recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) não significa acesso”.
O terceiro e último módulo será pautado na voz do paciente. Luciana Holtz entrevistará pacientes que vivem com o câncer de pulmão e na sequência os internautas poderão sanar suas dúvidas.
A programação completa está disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/3-forum-de-cancer-de-pulmao-do-oncoguia/13967/579 (Por Deborah Rezende - Dehlicom)