CULTURA

Instituto Últimos Refúgios lança documentário "Corredores"

O Instituto lançará nos dias 29 de fevereiro, e 9 de março, a produção, dirigida por Klaus Berg.

Em 28/02/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Filme Corredores

O filme, que retrata o Corredor Ecológico existente entre o Parque Estadual da Pedra Azul, a Reserva Ambiental Águia Branca e o Parque Estadual do Forno Grande, será exibido gratuitamente nos dias 29 de fevereiro e 9 de março em Vitória. Interessados já podem se inscrever.


Siga o CORREIOCPIXABA no Instagram e concorra a ingressos para o show de Cesar Menotti & Fabiano no Steffen

O Instituto Últimos Refúgios lançará nos próximos dias 29 de fevereiro, no Cine Jardins, e 9 de março, no Cinemark do Shopping Vitória, com exibições gratuitas, o documentário Corredores. A produção, dirigida por Klaus Berg, mostra a importância do Corredor Ecológico existente entre o Parque Estadual da Pedra Azul, a Reserva Ambiental Águia Branca e o Parque Estadual do Forno Grande, todos localizados na região de montanhas do Espírito Santo. Os interessados em assistir o documentário nas sessões realizadas em Vitória já podem se inscrever nos links informados abaixo. 

>> Petrobras vai investir R$ 250 milhões em projetos culturais

O lançamento da trilha sonora do documentário, feita por Arthur Navarro, com disponibilização das faixas nos principais tocadores de música, aconteceu no último dia 23. Já no dia 26, foi realizada uma live de lançamento com os produtores do filme no Youtube e no Instagram do Instituto. Estão previstas ainda outras exibições: no dia 14 de março, na sede do Parque Estadual do Forno Grande, em Castelo; no dia 15 de março, na Fazenda do Centro, em Castelo; na Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta, em data a definir, entre outras.

O filme

O filme, de 70 minutos, apresenta personagens locais reais e marcantes, histórias curiosas e uma natureza exuberante captada em seis expedições de um complexo trabalho de registro de imagens, sempre respeitando o tempo e os ciclos da natureza. De acordo com o fundador e diretor do Últimos Refúgios, o experiente fotógrafo de natureza Leonardo Merçon, a região desse Corredor compreende uma área belíssima de 55.870 hectares, que abriga três unidades de conservação e uma rica variedade de ambientes e espécies. 

“A história ambiental desse Corredor Ecológico nos leva a refletir sobre como ocorreu a interação entre os seres humanos e o ambiente natural ao longo dos anos. Com base na combinação dos aspectos ambientais e sociais, observamos o presente como reflexo do passado e essa compreensão é relevante para as decisões que determinarão o futuro”, comenta Leonardo.

Impactado com a produção, o diretor Klaus Berg revela que fazer o documentário ambiental foi algo inédito, o que fez aprender outras formas de enxergar o mundo, a vida, a natureza e o cinema.

“Apesar de já ter realizado diversos filmes ao longo de 20 anos de carreira, o Corredores é algo muito marcante na minha vida. Além de sentir muito orgulho pelo resultado, com este filme aprendi outras formas de enxergar o mundo, a vida, a natureza e o cinema”, registra Klaus.

Vegetação

O produtor da obra Raphael Gaspar explica que o corredor ecológico consiste na criação de uma faixa de vegetação que ligue fragmentos florestais ou unidades de conservação antes separados, permitindo assim o trânsito da fauna e da flora e o fluxo genético tão importante para a manutenção da vida. 

“Essa é uma estratégia de conservação da biodiversidade da região. Percorri diversas locações no Corredor Ecológico desde 2019, primeiro na missão de produzir um livro fotográfico e agora na jornada de um documentário. Encontrei uma biodiversidade exuberante, pessoas que são símbolos da conservação, cantos e paisagens de tirar o fôlego. Encontrei-me em paz. Uma composição passou por mim. Se eu amava a natureza, agora morreria por ela!”, comenta Raphael.

O documentário Corredores foi realizado com recursos públicos do Governo Federal, viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. O projeto é realizado pelo Instituto Últimos Refúgios, com patrocínios da ArcelorMittal e do Grupo Águia Branca, e apoio do Parque Estadual Pedra Azul, da Reserva Águia Branca, do Parque Estadual Forno Grande, da Pedra Azul Aventura, da Diaço e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Além disso, o Instituto Américo Buaiz oportunizou a exibição do filme no Shopping Vitória.

O Instituto

O Instituto Últimos Refúgios é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atua na área ambiental e cultural relacionada à conservação de espécies e ambientes principalmente no Espírito Santo e trabalha com a educação ambiental para equilibrar a relação entre as pessoas e a natureza.

O trailer de Corredores está disponível no site www.ultimosrefugios.org.br/doccorredores e no Youtube @ultimosrefugios. 

Programação
Exibições gratuitas de "Corredores"

Quinta-feira (29/02)
Às 19h e às 21h
Cine Jardins, Shopping Jardins
Rua Carlos Eduardo Monteiro de Lemos, 262 - Jardim da Penha, Vitória
Inscrições em https://bit.ly/sessão1cinejardins e https://bit.ly/sessao2cinejardins.

Sábado (09/03)
Às 8h30 - conversa com os produtores após a sessão
CineMark do Shopping Vitória – entrada pelas portas principal ou lateral ao lado da padaria Monza
Av. Américo Buaiz, 200 - Enseada do Suá, Vitória
Inscrições em https://bit.ly/sessaocinemarkvitoria.

Quinta-feira (14/03)
Horário a definir
Parque Estadual do Forno Grande, em Castelo
Não é necessário fazer inscrição.

Quinta-feira (15/03)
Horário a definir
Fazenda do Centro, em Castelo
Não é necessário fazer inscrição.

Ficha técnica:
Direção: Klaus Berg
Roteiro: Klaus Berg e Raphael Gaspar
Direção de fotografia: Leonardo Merçon
Cinegrafista: Felipe Facini
Assistente de câmera: Claudiana Braga
Produção: Raphael Gaspar
Produção executiva: Daniela Gerhard e Iasmin Macedo
Direção de produção: Eddy Aragão
Montagem: Felipe Facini e Klaus Berg
Animação: Rachel De La Rocha
Som direto: Fernando Paschoal e Gisele Bernardes
Trilha sonora original: Arthur Navarro.
(Por Denise Klein - AsImp)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Petrobras vai investir R$ 250 milhões em projetos culturais
Projeto abre inscrições para oficina de letras e rimas em Viana
Vitória celebra 150 anos da imigração italiana no Espírito Santo
Autor capixaba publica romance escrito por quatro décadas
Festa de São Sebastião e São Benedito atrai 30 mil pessoas
Festa de São Sebastião em Maguinhos neste final de semana
Pontal do Ipiranga receberá 30º Festival de Cinema de Vitória
Guarapari vai receber Festival de Cinema de Vitória Itinerante
Pioneira: o Carnaval do Brasil começa na cidade de Vitória

TAGS:
PROJETO | CULTURA | CORREDORES | FILME | DOCUMENTÁRIO