ECONOMIA NACIONAL

Intenção de consumo das famílias cresce 1,4% em setembro

O indicador antecedente Intenção de Consumo das Famílias (ICF) subiu 1,4% em setembro

Em 22/09/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Valter Campanato/Agência Brasil

Os dados apontam que 47,1% dos entrevistados disseram estar com uma perspectiva positiva para o emprego nos próximos 6 meses.

O indicador antecedente Intenção de Consumo das Famílias (ICF) subiu 1,4% em setembro, alcançando 84,4 pontos, seguindo a tendência de alta iniciada em janeiro deste ano. O patamar supera em 16,5% o resultado de setembro do ano passado. Os dados foram divulgados hoje (22) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

De acordo com a CNC, o aumento foi influenciado pela melhora do mercado de trabalho.

“Com efeito, os indicadores de Emprego Atual e de Perspectiva Profissional permaneceram como os únicos nos quais todas as famílias se demonstram satisfeitas”, ressalta a entidade.

A Perspectiva Profissional subiu 1,4% em setembro, para 103,4 pontos, após a queda de 0,3% registrada em agosto. Na comparação anual, a alta é de 25,3%. Os dados apontam que 47,1% dos entrevistados disseram estar com uma perspectiva positiva para o emprego nos próximos 6 meses.

O segundo componente de maior influência no ICF no mês foi a avaliação da Renda Atual, com alta de 2,1%, para 99,1 pontos. Na comparação com setembro de 2021, o componente subiu 25,6%.

“Contribuíram para isso o aumento do valor do Auxílio Brasil e a recuperação de parte do poder de compra decorrente da deflações de julho e agosto. Para as famílias com renda abaixo de dez salários mínimos, a alta foi inclusive mais expressiva (2,2%), o que corrobora a influência dos programas de renda”, explica a CNC.

A Perspectiva de Consumo nos próximos meses subiu 1,2% na passagem de agosto para setembro e 7,8% na comparação anual. Segundo a entidade, o componente foi favorecido por “avanços nas condições de consumo, com renda, inflação e mercado de trabalho mais favoráveis”.

Porém, a CNC destaca que, por causa do suporte financeiro para as famílias de baixa renda ser temporário, a Perspectiva de Consumo cresceu influenciada pelas famílias com renda acima de dez salários mínimos. (Por Akemi Nitahara/Agência Brasil)

Leia também:

Rebanho bovino nacional teve aumento de 3,1% em 2021
O índice de PCD no mercado de trabalho é cerca de 28,3%
Copom define hoje (21) as taxa básica de juros da economia
Copom inicia 6ª reunião do ano para definir juros básicos
Recuo da inflação pode fazer juros caírem em 2023, diz ministro
Petrobras anuncia hoje, uma redução de R$ 0,30 no diesel
Mercado financeiro projeta uma inflação de 6% para 2022
Atividade industrial avança e expectativas seguem otimistas
> IGP-10 tem uma deflação de 0,90% no mês de setembro
Brasil deve fechar ano com 100 milhões de empregados

TAGS:
INTENÇÃO DE CONSUMO | FAMÍLIAS | ICF | CNC | MERCADO DE TRABALHO