EDUCAÇÃO

Internos de Vila Velha (ES) participam de curso profissionalizante.

A capacitação tem uma carga horária de 350 horas e, ao final, todos receberão certificados.

Em 22/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Cinquenta detentos que cumprem pena na Penitenciária Estadual de Vila Velha II (PEVV II) estão participando do curso de qualificação profissional de Auxiliar Administrativo. A capacitação tem uma carga horária de 350 horas e, ao final, todos receberão certificados.
 
O curso está sendo realizado na unidade e é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e o ProJovem Trabalhador. A intenção da Sejus é qualificar profissionalmente as pessoas privadas de liberdade e, em seguida, inseri-las no mercado de trabalho e reintegrá-las à sociedade.
 
As aulas começaram em agosto e vão até dezembro. Durante o curso, os internos estão tendo aulas teóricas com o professor do programa, Patrick Henaidan. Os internos estão tendo disciplinas de empreendedorismo, qualificação social e profissional e outras habilidades administrativas.
 
O diretor adjunto da unidade, Bruno Nienke Machado, destacou a importância da qualificação para os detentos. “Iniciativas como esta visam facilitar a inclusão do interno no mercado de trabalho, sendo assim, se tornam ferramentas muito importantes no processo de reinserção social”, destacou.
 
Todos os internos do sistema prisional matriculados nos cursos de qualificação profissional têm direito ao benefício da remição da pena. A Lei nº 12.433/11, sancionada em junho, alterou a Lei de Execução Penal para permitir a redução da pena dos presos que estudam. O benefício da remição autoriza a redução de um dia da pena a cada 12 horas de estudo, distribuídas em três dias.
 
Secom/ES