SAÚDE

Investimento do Governo ES amplia atendimento para autistas

Investimento do Governo do Estado amplia atendimento especializado para autistas no ES

Em 31/10/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

O espaço lúdico de 624 m², comporta 30 consultórios individuais e dois para atendimento em grupo, além de uma recepção ampla e adaptada.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

Pessoas com autismo contam, desde 21 de outubro, com o novo Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (CETEA) do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV). O investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SESA), é de R$ 600 mil mensais – são 8 mil consultas que englobam 80 consultas/mês para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

>> Cerca de 77 mil mulheres aguardam mamografia pelo SUS

O espaço lúdico de 624 m², comporta 30 consultórios individuais e dois para atendimento em grupo, além de uma recepção ampla e adaptada. Serão realizados no local cerca de 12 mil atendimentos por mês. O serviço é voltado para crianças, adolescentes e adultos.

O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, explica que nos últimos anos com o aumento do número de casos diagnosticados de autismo no Brasil, incluindo o Espírito Santo, o Governo do Estado vem trabalhando para oferecer serviços especializados, a fim de garantir um melhor desenvolvimento e bem-estar para as pessoas com TEA.

“Esse investimento, além de destacar a necessidade de compreensão e aceitação por parte da sociedade quanto ao TEA, mostra a urgência de investimentos com o objetivo de oferecer cada vez mais esse suporte e recursos adequados para crianças, adolescentes e adultos com autismo, assim como suas famílias”, frisa Duarte.

O presidente da Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes), instituição mantenedora do HEVV, pastor Rodrigo André Seidel, destaca a importância da entrega do CETEA. “Agradeço a toda a equipe que se empenhou para que esse projeto virasse uma realidade. Temos certeza de que aqui os pacientes receberão um atendimento seguro e de muita qualidade”.

“Aqui já está sendo oferecido um trabalho diferenciado para toda a família! Temos uma equipe competente e que vai atuar com um plano terapêutico individualizado para cada paciente com a proposta de diminuir as limitações e aumentar a inclusão social das pessoas com TEA”, ressalta a diretora do Hospital Evangélico de Vila Velha, Melina Ferrari.

No CETEA os pacientes têm acesso a terapias ocupacionais, arteterapia, musicoterapia, sessões com fonoaudiólogos e fisioterapeutas, além de receberem o atendimento de psicólogos e psicopedagogos. As famílias também podem fazer acompanhamento com assistentes sociais e participar de grupos terapêuticos. Todo o espaço foi reformado e ampliado para proporcionar acolhimento, conforto e comodidade para quem está recebendo o atendimento.

Como as pessoas podem ter acesso ao CETEA

O serviço é direcionado aos pacientes do SUS encaminhados pela Secretaria da Saúde (Sesa).

Para ter acesso ao serviço, é necessário seguir o seguinte fluxo: ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Lá, a família será encaminhada para atendimento em um dos hospitais estaduais do SUS para atendimento com um neurologista/psiquiatra.

Após a confirmação do diagnóstico e indicação das terapias pelo especialista, o paciente será encaminhado via regulação de vagas da Secretaria da Saúde (Sesa) para que possa receber o atendimento no CETEA.

Localização e funcionamento do CETEA

O Cetea fica localizado na rua Raposo Tavares, no bairro Alecrim, em Vila Velha. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. (As informações são da Sesa) 

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Cerca de 77 mil mulheres aguardam mamografia pelo SUS
Viana oferece serviços odontológicos gratuitos em todas US
Ministros debatem soluções integradas para desafios da saúde
Vitória abre 3,4 mil vagas para vacinação nesta quinta (31)
US ofertam serviços para Profilaxia Pré-Exposição ao HIV
Serra abre novas vagas para agendamento de vacinas
Auriculoterapia: Cariacica oferece tratamento alternativo
Brasil quer criar coalizão para produção regional de vacinas
“Mais Saúde” oferece atividades no Centro dos Idosos

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET