NEGÓCIOS
Investimentos em Micro e Pequenas Empresas crescem mais de 200% no ES.
O número é 214% maior do que o total investido em todo o ano de 2013.
Em 26/12/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Micro e Pequenas Empresas (MPE) de todo o Espírito Santo investiram quase R$ 60 milhões na abertura, modernização e expansão de empreendimentos nos 11 primeiros meses de 2014. O número é 214% maior do que o total investido em todo o ano de 2013. Os recursos foram disponibilizados por meio de 924 projetos de investimentos aprovados pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) no período.
Os recursos contribuíram para o fortalecimento da economia capixaba, principalmente nas cidades do interior. Como é o caso do estabelecimento de Francisco Baptista que é destaque em Laranja da Terra. Francisco apostou em uma culinária que combina com a cultura diversificada do capixaba. Em dois anos, ele conseguiu ampliar sua sorveteria para uma cafeteria, trabalhando um cardápio maior e aumentando a clientela. Esse empreendimento virou sucesso no município, fazendo que os próprios clientes pedissem por uma expansão. Com isso, em 2011, surgiu o “Restaurante e Pizzaria Sabor da Terra”, com pratos locais, pizzas únicas e um interior moderno que se destaca no interior do estado.
Francisco explica que o pedido veio por que os consumidores já tinham uma referência boa de limpeza e atendimento de sua cafeteria. Confiando na fidelidade desta clientela, ele resolveu concretizar a expansão com ajuda do Bandes, já que conhecia as linhas de crédito do banco de outro empreendimento. Desde 2006, sua família tem uma loja de roupas no município, a Deluxe Modas. Nessa primeira experiência, o dinheiro obtido do crédito foi investido para mobiliar a loja e em capital de giro.
Para o sucesso do restaurante, Francisco cita várias razões. “A gente tem um cardápio com bastante variedade e qualidade, mas mantendo o preço acessível para a nossa clientela”. Procurando manter esta característica, ele explica que o cardápio é adaptado praticamente a cada 30 dias, de acordo com os ingredientes mais acessíveis no mercado.
Mas um fator único da pizzaria é o prato da casa: a pizza Sabor da Terra. Inspirada na clientela parcialmente pomerana que aprecia a ‘sustância’ nos alimentos, ela junta os ingredientes mais amados dos moradores da região e se destaca no cardápio. Em cima de uma massa de pizza não muito grossa, o cliente pode saborear peito de frango, presunto, calabresa, mussarela, ovo, orégano, molho de tomate e muito mais.
E o Restaurante e Pizzaria Sabor da Terra também é cultura. Toda primeira sexta-feira do mês, os clientes podem apreciar uma seresta com vários estilos musicais durante a noite. Seja com sertanejo universitário ou algo mais tradicional, Francisco garante que a noite faz sucesso. “A gente nem precisa fazer muita divulgação, por que a casa sempre lota nesses dias. Faz até fila de famílias esperando por mesa”, relata.
Para complementar a lotação interna de 40 lugares, Francisco conseguiu autorização da prefeitura para fechar a rua em frente ao estabelecimento nesses dias, e conseguir acomodar mais de 120 pessoas, entre famílias, jovens e turistas de todo o estado.
Consultoria detalhada
Para disponibilizar a melhor estrutura possível ao seu alcance, o empreendedor contou com a consultoria especializada do Bandes, conseguindo criar um ambiente diferenciado no interior do restaurante, com cadeiras de madeira, piso trabalhado, entre outros. Para Francisco, esta foi uma etapa muito importante. “Com esse estudo detalhado tem menor possibilidade de errar, e então maior chance de sucesso”, conclui.
A Consultora da região, Letícia Kuster conta que acompanhou o empreendedor desde os primeiros passos e sempre prezou por uma consultoria de qualidade e bem detalhada. Com isso ela procura garantir que o atendimento não seja apenas mais um, e consiga se destacar em seu setor.
Por esse trabalho contínuo ela revela que exemplos de ampliação como o de Francisco estão cada vez mais comuns no interior. “Muitos empreendedores que antes nós atendíamos pelo Nossocrédito estão crescendo. Com isso eles procuram linhas de crédito que comportam um investimento maior e acabam escolhendo as do Bandes, que mantém praticamente as mesmas condições e proporciona uma evolução gradativa”.
Fonte|: Bandes