CIÊNCIA & TECNOLOGIA
iOS 11 chega nesta terça (19), veja as principais novidades
Nova versão do sistema operacional para iPhones e iPads permite que Siri faça traduções.
Em 19/09/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O iOS 11, nova versão do sistema operacional da Apple para smartphones e tablets, está disponível a partir desta terça-feira (19).
Veja as principais novidades:
- A assistente pessoal Siri agora faz traduções
- A App Store foi reformulada
- A Central de Controle também foi redesenhada
- Kit para desenvolvimento de aplicativos de realidade aumentada
A atualização chega antes dos novos aparelhos que a empresa anunciou na semana passada.
O iPhone 8 e o iPhone 8 Plus, feitos inteiros de vidro, com recarga sem fios da bateria e uma câmera traseira com um novo sensor. A venda começa nesta sexta-feira (22) nos EUA.
E o iPhone X, que elimina o botão 'home', traz um display sem bordas e reconhecimento facial. Esse modelo só vai ser lançado em 3 de novembro.
Loja redesenhada
As mudanças mais visíveis do iOS 11 acontecem na App Store. Ela é o centro do segmento de serviços da Apple, que trouxe US$ 21,5 bilhões à empresa nos últimos 9 meses – um aumento de 19% ante o ano anterior, o que é um ponto positivo, considerando que as vendas totais subiram apenas 5%.
A loja foi reformulada para oferecer aos desenvolvedores de aplicativos mais espaço para imagens e textos que descrevem o software. Os desenvolvedores reclamam há muito tempo que é difícil encontrar seu app na loja da Apple, a menos que os usuários digitem o nome exato do aplicativo ou sigam um link para ele.
"O novo design torna a App Store muito mais limpa e soluciona o maior problema da loja: você tem tantos aplicativos que, se não sabe exatamente o que está procurando, é muito difícil encontrar qualquer coisa", disse a analista da Creative Strategies, Carolina Milanesi.
A nova loja também exibe jogos com destaque. Espera-se que jogos correspondam a 75% de toda a receita da App Store, de acordo com o App Annie, que coleta e analisa dados de mercado em dispositivos móveis.
Ajudinha no estrangeiro
Já a Siri ganhou a habilidade de traduzir sentenças. Basta dizer "Siri traduza", falar a expressão a ser traduzida, o idioma em mente, e a assistente pessoal da Apple fala a frase na língua pretendida.
A Siri também é capaz de aprender a grafia de palavra lidas na internet. Se uma palavra em islandês estiver em um artigo que foi lido, caso o usuário a escreva no iMessage, Siri vai sugerir a grafia correta.
Central de Controle, realidade aumentada e mais
No iOS 11, o iMessage pode ser sincronizado em qualquer aparelho desde que o usuário faça login. Os arquivos trocados pelo app são criptografados de ponta a ponta.
O Apple Pay também recebeu uma melhoria para permitir que as pessoas possam enviar dinheiro umas às outras. Além disso, poderão fazer transferências a partir do iMessage.
A Apple também redesenhou a Central de Controle. Todas as funções serão concentradas em uma única página, ou seja, será possível aumentar o volume de uma música na mesma tela em que é possível acionar o Modo Avião.
O iOS 11 também terá uma opção para que motoristas não recebam notificações enquanto estiverem dirigindo. Eles não só deixarão de receber notificações: a tela do iPhone ficará preta para que não mostre nenhuma distração.
A Apple também criou um kit para desenvolvedores criarem aplicativos que usem tecnologia de realidade aumentada, a mesma por trás do "Pokémon Go", que transporta itens virtuais para cenas no mundo real.
(Foto: Stephen Lam/Reuters)