TEMAS GERAIS
Ipem realiza fiscalização de produtos típicos de festa junina
Ipem realiza operação de fiscalização de produtos típicos mais consumidos de festas juninas
Em 21/06/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os produtos mais fiscalizados na “Operação Festa Junina 2022” são amendoim, milho de pipoca, canjica, vinhos populares, aguardente de cana, goiabadas, canela em pó, farinha de milho, derivados do leite, cravo da índia, sacos de pipoca, além de doces de época.
O Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado, realiza operação de fiscalização de produtos típicos mais consumidos no período de festas juninas, durante o mês de junho, em estabelecimentos comerciais na Região Metropolitana da Grande Vitória.
Os produtos mais fiscalizados na “Operação Festa Junina 2022” são amendoim, milho de pipoca, canjica, vinhos populares, aguardente de cana, goiabadas, canela em pó, farinha de milho, derivados do leite, cravo da índia, sacos de pipoca, além de doces de época.
Foram examinados 173 produtos previamente nos locais de venda e, desses, três apresentaram irregularidades. As empresas autuadas pelo Ipem têm dez dias para apresentar defesa ao órgão, segundo a Lei Federal Nº 9.933/99. As multas podem variar de R$ 100,00 a R$ 1,5 milhão, de acordo com a reincidência.
O diretor-geral (em exercício) do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo, Sérgio Eduardo Correa Vidigal, frisou que a operação faz parte da programação do órgão, que tem a função de verificar a metrologia dos produtos.
“Verificamos quantitativamente o produto, ou seja, se o peso indicado na embalagem corresponde exatamente ao que o consumidor está pagando”, disse Vidigal.
Após a fiscalização em campo, os produtos coletados são examinados em laboratório. Os representantes das marcas dos produtos são convidados a acompanhar todo o processo de análise dos itens verificados, nos laboratórios do Ipem-ES.
O gerente de Pré-Medidos do Ipem, Hallan Fraga, explicou que a operação de fiscalização tem como finalidade garantir a segurança do consumidor para que não seja lesado economicamente.
“Se o consumidor adquire um quilo de milho de pipoca, por exemplo, deve levar para casa um quilo do produto”, completou Fraga.
Em caso de dúvidas ou suspeita de irregularidade, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem, por meio do telefone 0800 039 1112, e registrar a reclamação ou denúncia. (As informações são da Sectides)
Leia também:
> Google anuncia 500 mil bolsas de estudo para os jovens
> Inverno começa hoje (21) e deve sofrer influência do La Niña
> Vitória: GCMV recebem formação para atendimento à mulher
> Vitória: Planetário faz programação especial de aniversário
> Viana: Centro do Empreendedor bate recorde de empréstimos
> Pobreza sobe em 2021 a nível mais alto da série histórica, diz FGV
> Presidente veta retorno do despacho gratuito de bagagem
> Após desastres naturais, 18 municípios receberão recursos
> Primeiro navio militar capixaba será construído em Aracruz
> Fenômeno Superlua será visível na noite desta terça-feira
TAGS: IPEM | FISCALZAÇÃO | PRODUTOS | FESTAS JUNINAS | CONSUMIDOS