CIDADE
Itapemirim capacitou servidores para Registro de Vacinação
Representantes de todas as unidades de saúde do município participaram da capacitação.
Em 12/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O município de Itapemirim, por meio da Secretaria de Saúde, capacitou 25 profissionais nos dias 07 e 08 de agosto, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem das salas de vacina do município para operarem o Sistema de Registro de Vacinação Municipal, que é informatizado e agora será integrado ao Sistema Nacional.
O curso para trabalhar com o novo modelo do sistema SI-PNI WEB, possibilita aos gestores envolvidos no Programa Nacional de Imunização, a avaliação dinâmica do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro dos imunobiológicos, aplicados e do quantitativo populacional vacinado, agregados por faixa etária, período de tempo e área geográfica.
Representantes de todas as unidades de saúde do município participaram da capacitação. O curso possibilita o controle do estoque de imunobiológicos necessário aos administradores, que têm a incumbência de programar sua aquisição e distribuição, controlar as indicações de aplicação de vacinas de especiais e seus eventos adversos, dentro dos Centros de Referências em imunobiológicos especiais.
Foto: Ascom/Itapemirim - Reprodução
O curso aconteceu na Sala de informática do Polo UAB de Itapemirim e este trabalho foi uma parceria entre o Serviço de Imunização Municipal e o Serviço de Imunização Estadual. O curso foi ministrado pela enfermeira Flávia Saibel, referência técnica do Sistema de Imunização do Estado.
Segundo a Coordenadora de imunização, Flávia Abreu, O SI-PNI é um sistema desenvolvido para possibilitar aos gestores envolvidos no Programa Nacional de Imunização, a avaliação dinâmica do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro dos imunobiológicos aplicados e do quantitativo populacional vacinado, agregados por faixa etária, período de tempo e área geográfica, além de fornecer informações sobre rotina e campanhas, taxa de abandono e envio de boletins de imunização, gerenciar atendimentos, estoque e a distribuição, possibilitando o controle das perdas físicas e técnicas de vacinas em todas as instâncias.
Foto: Ascom/Itapemirim - Reprodução
Segundo o Secretário de Saúde, Edvaldo Peçanha, será mais fácil identificar as reações que estão ocorrendo pós vacinação, notificando os eventos adversos observados nos usuários vacinados; além de Identificar de forma individualizada os usuários que receberam atendimento nos Centros de Referências de Imunobiológicos Especiais, possibilitando a padronização do perfil de avaliação.
O sistema implantado possibilitará ao município manter os repasses financeiros e, também, receber outros recursos. Vale ressaltar que o Brasil é modelo em gerenciamento de vacina. O Sistema Nacional de Vacinação brasileiro é um dos mais avançados do mundo.
A Prefeitura de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem trabalhando para melhorar, cada vez mais, o atendimento à população. “O Prefeito, Thiago Peçanha Lopes, e toda a equipe da área da Saúde, não medem esforços para que os serviços oferecidos às comunidades de Itapemirim sejam de excelência e qualidade, levando segurança para os usuários deste sistema tão importante na valorização da vida humana. *Com informações da Ascom/Itapemirim
Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL