POLÍTICA

Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, morre aos 84 anos

O ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba foi internado na última sexta-feira (21).

Em 27/05/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Arquivo/Albari Rosa

Reconhecido internacionalmente pelo trabalho como urbanista, Jaime Lerner atuou na vida pública do início dos anos 70 até 2002.

Jaime Lerner morreu às 5h10 desta quinta-feira (27), aos 84 anos, em Curitiba, em decorrência de complicações de doença renal crônica. A informação foi confirmada pela assessoria e também consta entre os obituários divulgados pela Prefeitura.

O ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba foi internado na última sexta-feira (21), no Hospital Evangélico Mackenzie, na capital, com problemas nos rins.

Na quarta-feira (26), o hospital informou que o quadro era grave, mas estável. Lerner apresentava um quadro infeccioso e ficou sob os cuidados da equipe de nefrologia para se submeter a sessões de hemodiálise.

O sepultamento de Lerner está previsto para às 15h desta quinta-feira, no Cemitério Israelita, no bairro Santa Cândida.

Legado de Lerner

Formado em arquitetura e urbanismo pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), em 1964, Jaime Lerner fez parte da equipe que criou o IPPUC (Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba) no ano seguinte, em 1965.

O arquiteto iniciou a vida pública no início da década de 70, quando filiou-se à ARENA, partido criado para dar sustentação política à ditadura militar brasileira instituída no Golpe Militar de 1964.

Em 1971, foi nomeado prefeito biônico de Curitiba. No primeiro mandato, realizou duas obras que ficariam marcadas na história da capital: o calçadão da Rua XV de Novembro para pedestres e a abertura das caneletas exclusivas para ônibus expressos (BRT).

Foi nomeado prefeito novamente em 1979. Jaime Lerner assumiria a Prefeitura de Curitiba para um terceiro mandato em 1989, desta vez eleito pelos curitibanos na célebre “Campanha dos 12 dias”. Ele estava filiado ao PDT e era muito próximo do ex-governador do Rio e principal liderança do partido, Leonel Brizola. Foi nesse terceiro mandato que Lerner deixou mais marcas na paisagem curitibana. Criou o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e as icônicas estações-tubo do transporte coletivo, que são utilizadas até hoje.

Governador do Paraná

Nos anos 90, Jaime Lerner foi eleito duas vezes governador do Paraná. O arquiteto assumiu o Palácio Iguaçu em 1994, ainda eleito pelo PDT, e foi reconduzido ao cargo em 1998, período marcado pela transição econômica e industrialização do Estado. Em 1997 ele havia trocado o PDT pelo PFL.

Enquanto governador, tentou privatizar a Copel (Companhia Paranaense de Energia), ideia da qual desistiu apenas no ano de mandato, em 2002. No mesmo ano, então no PFL, teve o nome apontado como possível candidato à presidência.

O desgaste político e a figura de elitista afastou Jaime Lerner das disputa eleitorais. Na Assembleia Legislativa, enfrentou cinco CPIs. Primeiro a conceder rodovias à iniciativa privada, foi condenado pelo STJ em 2011 por dispensa ilegal de licitação.

Vida pessoal e profissional

No mesmo ano em que se formou arquiteto, em 1964, Jaime Lerner casou-se com Fani Lerner, mãe de suas filhas Andrea e Ilana. A esposa morreu em 2009, aos 63 anos, vítima de um câncer diagnosticado 14 anos antes.

Como arquiteto, tornou-se consultor da ONU (Organização das Nações Unidas) para assuntos de urbanismo. Também presidiu a UIA (União Internacional de Arquitetos).

Desde 2003, quando se afastou da política, passou a desenvolver projetos arquitetônicos para capitais brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro e Porto Alegre, e também para cidades de países como Angola, México e Panamá.

Em 2018, foi eleito o segundo urbanista contemporâneo mais influente do mundo pela revista norte-americana Planetizen.

Saúde

O ex-prefeito de Curitiba e ex-governador governador do Paraná conviveu nos últimos anos com vários problemas de saúde. Em outubro de 2020, foi internado para a retirada do apêndice.

Em março de 2021, após ter sido imunizado com duas doses da vacina contra o coronavírus, Jaime Lerner contraiu a covid-19, mas desenvolveu um quadro leve da doença e se recuperou em casa. (Paraná Portal)

Leia também:

> Tiroteio em pátio ferroviário na Califórnia deixa 8 mortos
Desmonte de rocha interdita trecho da BR-101 em Cariacica
Fenaj repudia ataques a jornalista em ato bolsonarista
Fome deixa 19 milhões de brasileiros vulneráveis à covid-19
Total de mortes por covid-19 pode ser 3 vezes maior, diz OMS
Supergasbras inicia campanha sobre a doação de córnea
Cai número de cidades capixabas em Risco Baixo para covid
Empresários de Serra doam cestas básicas para 630 famílias
FMI propõe plano de US$ 50 bilhões para vencer a pandemia
Terminal Portocel vai exportar toda produção da LD Celulose
Beleza de Vitória passa pelas vassouras do pessoal de limpeza
Guns N’ Roses presta homenagem a morte de Ayrton Senna
Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, morre aos 41 anos
Infraestrutura: Findes vai ajudar prefeituras a fazerem PPPs

TAGS:
GERAL | MISS | MEIO AMBIENTE | MODA | CLIENTES | EMPREGOS | CIDADE ! NUTRIÇÃO | JAIME LERNER