SAÚDE
Janeiro Roxo e Branco: Linhares fortalece rede de acolhimento
Linhares fortalece rede de acolhimento para conscientização da hanseníase e da saúde mental
Em 21/01/2026 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Linhares
Em Linhares, a população conta com apoio e tratamento gratuitos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Dois temas relacionados à saúde marcam o início do ano. São as campanhas Janeiro Roxo e Branco. Enquanto a cor roxa reforça a conscientização sobre a hanseníase, a cor branca chama a atenção para os cuidados com a saúde mental e emocional.
Em Linhares, a população conta com apoio e tratamento gratuitos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Veja como conseguir ajuda:
No combate à hanseníase, é importante destacar que a doença tem cura. Por isso, o diagnóstico precoce auxilia na luta contra a doença. A hanseníase é infecciosa e pode causar incapacidades físicas se não for tratada a tempo.
Em Linhares, no ano passado, 25 pessoas receberam tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do programa específico desenvolvido no Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps), localizado na Rua Governador Bley, s/n, no antigo Hospital Talma, no bairro Colina. O telefone é o (27) 3370-0702.
A coordenadora do programa, Kessy Bonicenha, alerta para a importância de buscar atendimento logo que surgirem os primeiros sinais da doença.
“A hanseníase é transmitida pelo contato próximo e prolongado com pessoas que ainda não estão em tratamento. Por isso, procurar atendimento ao perceber os sintomas é fundamental. O tratamento é gratuito e pode durar de seis meses a um ano, garantindo a cura quando seguido corretamente”, destaca.
Sintomas da Hanseníase
Os sintomas mais comuns da hanseníase são manchas na pele (esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas) com perda de sensibilidade ao toque, dor e calor, formigamento, fraqueza muscular e ressecamento da pele com queda de pelos, especialmente nas sobrancelhas, além de inchaço em mãos e pés. A doença afeta a pele e os nervos periféricos, podendo causar sintomas como “choques” e fisgadas.
Saúde Mental
Dentro da campanha Janeiro Branco, a secretaria municipal de Saúde disponibiliza er suporte especializado para pessoas em sofrimento psíquico grave e persistente, como esquizofrenia, transtorno bipolar e depressão grave, por exemplo. Tudo através de encaminhamentos na rede pública.
A Rede de Atenção Psicossocial é organizada por níveis de complexidade. O cuidado básico para casos leves e moderados ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Já a Unidade Sanitária Linhares (USL), atende o público intermediário, cujas demandas superam a atenção básica, mas não exigem a intensidade do CAPS. Enquanto os CAPS são destinados ao sofrimento grave e persistente: o CAPS II foca em saúde mental geral e o CAPS AD no tratamento de álcool e outras drogas.
Os locais de referência no município são:
– Unidades Básicas de Saúde (UBS – postinhos)
Procure a unidade mais próxima de sua casa para acolhimento inicial.
– USL: Setor saúde mental para atendimentos: psiquiátrico/psicológico;
(antigo Hospital Talma, no Bairro Colina);
Telefone: (27) 3370-0701
– Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II – Suporte especializado e diário)
Rua Augusto Pestana, 1.143 – Centro de Linhares, perto da Igreja Matriz;
Telefone: (27) 3150-8036
– Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD – Suporte especializado e diário)
Rua Wilson Mantovaneli, 1368 – Bairro Planalto, próximo à caixa d’água do bairro;
Telefone: (27) 3150-8062/98105-0160
Em caso de emergências (24h)
UPA/Pronto Atendimento: crianças e adolescentes
HGL: Adultos em geral
Linhares também avança na ampliação da rede de atenção psicossocial. Está em construção, no bairro Planalto, o CAPS III. A unidade poderá funcionar até 24 horas por dia, com leitos de acolhimento noturno, representando um avanço significativo na política de saúde mental do município. A previsão de entrega da obra é em 2026. (Por Alexandre Araújo-Ascom/PML)
Leia também:
> US de Cariacica recebem o Dia D da Saúde neste sábado (24)
> Anvisa suspende suplementos alimentares de duas marcas
> Anchieta promove ação de doação de sangue nesta quinta (22)
> Saúde intensifica prevenção e realiza 100 mamografias
> SUS vai vacinar profissionais de saúde contra dengue
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET











