POLÍTICA NACIONAL

Janot pede para STF retirar da Lava Jato inquérito sobre Collor

Senador é investigado por corrupção e lavagem de dinheiro em caso ligado à Odebrecht.

Em 17/07/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu para que o Supremo Tribunal Federal (STF) retire do âmbito da Operação Lava Jato um dos seis inquéritos abertos contra o senador Fernando Collor de Mello (PTC-AL) após a operação.

Trata-de da investigação instaurada em razão das delações premiadas de executivos e ex-executivos da Odebrecht.

Segundo o processo, Collor pediu vantagens indevidas disfarçadas de doação de campanha para ajudar os interesses da Odebrecht Ambiental. Collor é investigado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Janot entendeu que o caso, atualmente sob os cuidados do relator da Lava Jato, ministro Luís Edson Fachin, pode ser sorteado para outro ministro ser relator.

"O procurador-Geral da República, considerando que, neste momento, não se vislumbra conexão probatória com feitos específicos da "Operação Lava Jato", requer a livre distribuição do inquérito", afirmou Janot.

Agora, em razão do recesso, o caso pode ser analisado pela presidente do tribunal, ministra Cármen Lúcia, ou ela pode aguardar o retorno dos trabalhos para que Fachin decida sobre a questão.

Collor é alvo de uma denúncia apresentada na Lava Jato em agosto de 2015 por corrupção e lavagem por supostamente ter recebido mais de R$ 30 milhões desviados da BR Distribuidora. O Supremo ainda não decidiu se transforma ou não o senador em réu.

(Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF)